O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

770

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

suas galerias. Muitos exemplares, de principio mal preparados, estão hoje com o tempo quasi destruidos. As especies, em grande parte por classificar ou mal determinadas, acham-se accumuladas nas estantes, sem indicações de habitat, e sem as notas da sua proveniencia. Emfim os productos do paiz misturados e confundidos com os exemplares procedentes das differentes regiões do globo.

Adquirir novos exemplares, substituir os que se acham mal preparados ou inutilisados, colleccionar á parte os producto? do paiz, averiguar até onde for possivel o habitat e a proveniencia de todos, e proceder á sua classificação e coordenação methodica, ta] é em resumo o trabalho que desde já importa emprehender para melhorar a situação do museu,

Estas differentes operações requerem estudos especiaes e aptidões muito particulares. É tarefa para muitos. Confirma-o a vastidão da zoologia, que abrange divisões e subdivisões cada vez mais numerosas. A mammalogia, ornithologia, a erpetologia e a ichtyologia constituem outras tantas especialidades, cujo estudo exclusivo é de sobejo para occupar uma vida inteira. E o mesmo se póde affirmar, e com maior rasão ainda, de algumas outras classes do reino animal

E pois evidente a necessidade de um pessoal habilitado que se encarregue do estudo d'estas especialidades, e das diversas funcções que summariamente ficam designadas,

Em condições quasi iguaes ás do museu de Coimbra se achava, não ha muito ainda, o museu nacional de Lisboa.

No excellente relatorio de 13 de março de 1865, ácerca d» situação e necessidades da secção zoológica d'este museu, dizia; 9 seu digno director; « Não ha quem estudo uma parte das suas collecções, não ha quem cuide da sua conservação, não ha quem prepare bem uma porção dos seus specimens, não ha recursos com que se augmentem os seus haveres».

Tal é o estado actual do museu da universidade, Muitas e variadas causas têem de certo concorrido para esta deploravel situação, Não vem a ponto, e seria longo enumera-las todas. Algumas d'ellas, tendo origem n'um passado remoto, são hoje inteiramente irremediaveis. Outras podem e derem ser promptamente removidas; e n'esse intuito devemos todos envidar esforços, quantos nos empenhámos no progresso scientifico do paiz.

Para todos os males é a exposição franca da verdade um principio de remedio, E ainda que seja doloroso annuncia-la, a verdade é que o estado actual do museu de Coimbra e um desaire para a universidade j um documento, patente aos olhos dos estrangeiros, do nosso atrazo scientifico; uma prova da nenhuma importancia que damos a tudo quanto nos paizes civilisados a merece; emfim, para tudo resumir n'uma só palavra, é uma verdadeira vergonha nacional.

Como membro da universidade e como representante do paiz, julgo-me constituido no dever de patentear aqui esta deploravel situação. Nem se veja n'isto uma accusação para ninguem. Nos males presentes influiram certamente as circumstancias do passado; mas a calamidade dos tempos atenua a culpa dos homens.

Como quer que seja, 4 manifesto o mal» Procuremos nós dar-lhe remedio, É se não podemos elevar o museu da universidade á altura que lhe compete, tratemos ao menos de melhorar as suas condições, por modo que sejam satisfeitas as mais urgentes necessidades do ensino publico.

Propondo a creação de dois logares para a secção zoológica d'este museu, um naturalista ajudante e um conservador, limito a tão modestas proporções o meu pedido, que poderei ser taxado de mesquinho, ou pouco conhecedor das condições de um estabelecimento d'esta natureza. j

Um museu não é com effeito um simples armazem de productos zoológicos, como judiciosamente observa o director do museu de Lisboa no seu já citado relatorio. É preciso que as. especies que encerra estejam rigorosamente determinadas, e methodicamente coordenadas as suas collecções. A utilidade d'estes institutos depende não só do numero e boa conservação dos exemplares, mas tambem, e principalmente, da sua authenticidade e exactidão taxonomica,

E para alcançar este desideratum seria preciso um pessoal mais numeroso, e mais larga dotação no orçamento do estado.

E tudo isto se concede nos paizes em que o estudo das sciencias se não considera objecto de luxo, antes se impõe como imperiosa necessidade da civilisação moderna.

O museu de París no Jardim das Plantas, já em 1851, e só na secção de zoologia e mineralogia, contava nove professores, a outros tantos naturalistas adjuntos, afora outros empregados, como preparadores, iconographistas, conservadores, etc..

Quando em Massachussets, um dos estados da União Americana, foi confiado ao celebre Agassiz o plano e a direcção de um museu zoológico, exigiu logo este naturalista dezoito adjuntos, alem de outros empregados, para" o coadjuvarem na organisação e sustentação d'aquelle estabelecimento. E tudo lhe foi immediatamente concedido pelo congresso d'aquelle pequeno estado,

Referindo este facto acrescenta o sr. Bocage, cuja competencia n'esta materia é por todos reconhecida, «E seja me permittido ainda notar que isto acaba de passar-se nos Estados Unidos, isto é, no paiz mais essencialmente votado ao progresso material, e onde a cultura das sciencias sob a fórma especulativa menos probabilidades offerecia de bom exito,»

A proposta, pois, que tenho a honra de apresentar-vos está muito áquem das necessidades do museu, e muito menos se deve considerar como um plano de reforma d'este estabelecimento. As circumstancias do thesouro publico, o. o desejo de não as aggravar, obrigaram-me a reduzi-la tão modestas proporções,

Devo prevenir uma objecção, que á primeira vista poderá parecer de algum valor. Temos já um museu em prosperas condições, e parecerá uma inutilidade, um» duplicação desnecessaria, fundar novo estabelecimento de, igual natureza e em condições analogas.

Não é porém, assim.

Em primeiro logar não se trata do nova fundação. Pretende-se simplesmente melhorar, a troco de limitados sacrificios, um estabelecimento já existente e necessario ao ensino publico. Em segundo logar o museu de Lisboa, pelos valiosos recursos de que já dispõe ha muito, e que tão habilmente têem sido aproveitados, achas» em tal grau de prosperidade, que nenhum outro dentro no paiz poderá disputar-lhe primazias, É, e será sempre, o unico museu nacional.

O museu de Coimbra está n'outras circumstancias, É apenas, a não poderá deixar de ser por muito tempo, um modesto gabinete de zoologia com os exemplares e specimens necessarios para o estudo d'esta sciencia. Se o considerarmos inutil ou dispensavel, é preciso proclamar tambem a inutilidade do estudo das sciencias naturaes; e similhante conclusão offenderia o bom senso ainda dos menos esclarecidos.

Os museus de historia natural em vez de se prejudicarem, auxiliam-se reciprocamente, e reciprocamente se completam. O que uns só podem obter ás vezes com grande difficuldade, poderão outros facilmente alcançar conforme as circumstancias de cada um, e a localidade em que se acharem estabelecidos. Em alguns museus de segunda e terceira ordem se encontram muitas vezes specimens, que debalde se procuram em estabelecimentos muito superiores. Ainda não ha muito, por um unico exemplar existente no museu de Coimbra offerecia um naturalista hespanhol tresentas especies novas

E assim que as trocas entre os differentes museus, alem de outras vantagens que offerecem, concorrem poderosa