O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

sessão de 24 de março de 1879

Presidencia do ex.mo sr. Francisco Joaquim da Costa e Silva

Secretarios - os srs.

Antonio Maria Pereira Carrilho Augusto Cesar Ferreira de Mesquita

SU5IMARIO

Apresentação de representações. — Presta juramento o sr. José Guilherme Pacheco. — Incidente antes da ordem do dia entre, os srs.

í Pinheiro Chagas e ministro do reino ácerca da prohibição de uma recita, ou recitas, no theatro do principe Real; este incidente termina pela apresentação de uma moção de ordem, que não foi admittida á discussão. — Na ordem do dia entra em discussão o projecto n.º 77, e é approvado, depois de faltarem os srs. Pires de Lima, Jeronymo Pimentel (relator), Mariano de Carvalho, e ministro do reino.

Abertura — Ás duas horas da tarde.

Presentes á chamada 54 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão — Os srs.: Adolpho Pimentel, Carvalho e Mello, Tavares Lobo, Alfredo de Oliveira, Alipio de Sousa Leitão, Torres Carneiro, Pereira de Miranda, Gonçalves Crespo, A. J. d'Avila, Carrilho, Mendes Duarte, Pedroso dos Santos, Ferreira de Mesquita, Pereira Leite, Zeferino Rodrigues, Caetano de Carvalho, Sanches de Castro, Carlos de Mendonça, Diogo de Macedo, Costa Moraes, Firmino' Lopes, Mesquita e Castro, Fonseca Osorio, Francisco Costa, Pereira Caldas, Paula Medeiros, Osorio de Albuquerque, Anastacio de Carvalho, Brandão ç Albuquerque, Scarnichia, Barros e Cunha, Sousa Machado, Almeida é Costa, Laranjo, José Frederico, Figueiredo de Faria, Namorado, Rodrigues de Freitas, J. M. Borges, Sá Carneiro, Taveira e Menezes, Faria e Mello, Pires de Lima, Rocha Peixoto (Manuel), Manuel José Vieira, Aralla é Costa, Pinheiro Chagas, Mariano de Carvalho, Miranda Montenegro, Miguel" Dantas, Sousa Napoles, Visconde do Balsemão, Visconde de Sieuve de Menezes, Visconde de Villa Nova da Rainha.

Entraram durante a sessão — Os srs.: Adriano Machado, Fonseca Pinto, Nunes Fevereiro, Osorio de Vasconcellos, Rocha Peixoto (Alfredo), Anselmo Braamcamp, Emilio Brandão Arrobas, Barros e Sá, Telles de Vasconcellos, Augusto Fuschini, Santos Carneiro, Victor dos Santos, Avelino de Sousa, Ribeiro da Silva, Domingos Moreira Freire, Emygdio Navarro, Hintze Ribeiro, Filippe de Carvalho, Gomes Teixeira, Sousa Pavão, Van-Zeller, Frederico Arouca, Guilherme do Abreu, Freitas Oliveira, Costa Pinto, Jeronymo Pimentel, Gomes de Castro, Melicio, João Ferrão, J. J. Alves, • Ornellas de Matos, Sousa Gomes, Dias Ferreira, Guilherme Pacheco, José Luciano, Ferreira Freire, Teixeira de Queiroz, Sousa Monteiro, Barbosa du Bocage, Julio de Vilhena, Lopo Vaz, Lourenço de Carvalho, Luiz de Lencastre, - Almeida Macedo, Bivar, Freitas Franco, Luiz Garrido, Manuel d'Assumpção, Alves Passos, Souto Maior, Marçal Pacheco, Pedro Carvalho, Pedro Barroso, Jacome Correia, Rodrigo de Menezes, Visconde da Aguieira, Visconde de Alemquer, Visconde de Andaluz, Visconde da Arriaga, Visconde da Azarujinha, Visconde de Moreira de Rey, Visconde do Rio Sado.

Não compareceram A sessão — Os srs.: Lopes Mendes, A. J. Teixeira, Pinto de Magalhães, Saraiva de Carvalho, Barão de Ferreira dos Santos, Bernardo de Serpa, Conde da Foz, Goes Pinto, Vieira das Neves, Francisco de Albuquerque, Mouta e Vasconcellos, Palma, Silveira da Mota, J. A. Neves, Tavares de Pontes, J. M. dos Santos, Pereira Rodrigues, Mello Gouveia, Correia de Oliveira, M. J. de Almeida, M. J. Gomes, Nobre de Carvalho, Pedro Correia, Pedro Roberto, Ricardo Ferraz, Thomás Ribeiro.

Acta — Approvada.

EXPEDIENTE

Officios

1.° Do ministerio do reino, acompanhando a remessa da copia do oito cadernos do processo relativo á eleição de um deputado, a que se procedeu no circulo n.º 149, (Dilly 2.°). Foi enviado A commissão de verificação de poderes.

2.° Do ministerio das obras publicas, respondendo ao requerimento do sr. deputado Manuel Bento da Rocha Peixoto, sobre as estradas de Ponta da Barca a Lindozo e de Monsão a Melgaço.

Enviado á secretaria.

Representações

1.ª Do centro pharmaceutico portuguez, sobre a necessidade de reformar o ensino da pharmacia era Portugal.

Apresentada pelo sr. deputado Alves, e enviada ás commissões de instrucção publica e de saude.

2.ª Da sociedade pharmaceutica lusitana, no mesmo sentido.

Apresentada pelo sr. deputado Alves, e enviada ás commissões de instrucção publica e de saude.

3.ª Dos escripturarios da repartição de fazenda da comarca de Celorico do Basto, pedindo augmento de ordenado.

Apresentada pelo sr. deputado Avelino de Sousa, e enviada á commissão de fazenda.

Declarações

1.ª Declaro que tenho faltado ás sessões d'esta camara por incommodo de saúdo.

Sala da camara, 24 do março de 1879. = 0 deputado pelo circulo n.º 31, A. Emilio Correia de SA Brandão.

Inteirada.

2.ª Declaro que tenho faltado ás sessões d'esta camara por motivo justificado. = Rocha Peixoto (Manuel). Inteirada.

3.ª Declaro que por motivo de doença só hoje me é possivel comparecer n'esta camara porém, se estivesse presente na sessão em que se votou a moção do illustre deputado o sr. Manuel d'Assumpçâo, motivada pela interpellação ácerca da concessão na Zambezia, tel-a-ia approvado. = José Guilherme.

Inteirada.

segundas leituras

Projecto de lei

Senhores. — O projecto do lei que apresentámos não carece de largas considerações que o fundamentem.

Cabe principalmente aos representantes dos interesses das provincias do Minho e Traz os Montes propol-o; mas não o deveriamos ter feito antes que o governo trouxesse á camara o programma da rede geral da viação accelerada do paiz.

Cumpria-nos saber primeiro qual a sua opinião sobre uma proposta que lhe fôra feita pela companhia do caminho de ferro do Porto á Povoa e Famalicão, para a construcçâo de linhas de bitola reduzida, ligando Famalicão a Chaves e á Regua; proposta de que a camara tem conhecimento por ter sido publicada com o respectivo parecer da junta do obras publicas e minas no Diario official; e em favor da qual subiram ao parlamento numerosas represensentações das cidades e villas beneficiadas por esse projecto.

Sessão de 24 de março de 1879

58