O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 374 )

ia fazer uma simples declaração q»e de miar exigiu o Sr. Roma, aquém eu respeito e venerof e lée pre« 20 de ser amigo: Sr» Presidente^ew estou persuadido q-ue ninguém nesta Camará, conhecendo a posição do Governo, conhecendo as nossas cireumstar»-cias, impugnará que o Governo seja auctorisàdo s mandar fazer o lançamento pela lei actual da Decima. Sr. Presidente, se por ventura não passar este Projecto, pareee-me que posso affirmar a V. Ex.a e á Camará, que haveroes de entrar no anno de 40 sem o lançamento feito: uraa nova lei, ou ha de ter os defeitos que se notam na actual, ou para os não ter ha de ser objecto de muita meditação e d'uma longa discussão nesta Camará; porque é necessário mudar o systema administrativo e o syslema de fazenda, para elta ser uma boa lei, « já se vê que isto invoJve tantas difíiculdades y que é impossível que pesse nesta Sessão, havendo tantos objectos de que tractar.

O Sr. Silva, Carvalho: — Isto reduz-s« a muito pouco; quanto a inirn, a matéria está esgotada (wo-

$es—-nâo, não) perdoein-rne, não costumo iníenom» per niaguera , quando estio faHando , peço que ao menos tenham a mesma consideração para comigo; ea fallo só pelo interesse da causa pública, não te-nho pàrxâo nem por estas, nem por aqueila* ideias: (apoiados) quanto a IBÍWÍ , assento que esta matéria está discutida, quero dúter * se o Projecto ha de ser admittido ou não á discussão; a proposta do Governo diz assim (leu) é exactamente a mesma ideia.. . .

O Sr. Presidente: —- Se o Sr. Deputado pede que a matéria se julgue discutida, não pôde discutir.

O Orador: — Pois eu peço a V. Ex.a que con» sulte a Camará se a m&teria está discutida.

^íssim se julgou 9 e o Projecto foi approvado na sua generalidade.

O Sr. Presidente: — A ordem do dia para Sabba-do, ale'm dos Projectos já dados para ord-an do dia, e também o Projecto rf.° 28. Amanhã a Cansara divide-se em Commissôes, depois da leitu a da correspondência. Está levantada a Sessão. — Eram 4 horas da tarde.

N; 59.

te 15 te JRar0,

Presidência do Sr. J. C» de Campos.

bertura— Pouco depois do meio dia.

Chamada — Presentes 99 Srs. Deputados; entraram depois mais alguns, e faltaram os Srs. César fd& f^asconcellos, Bispo Conde , Pereira Brandão, Conde da Taipa , Dias de Azevedo,, Frederico Gomes , José Estevão, JHenriqucs Ferreira , Teixeira de Carvalho^ Mounnhõ dá Silveira^ e Passos (Mti~ tíoel).

. Jlcta — Approvàda.

Expediente: — Teve o seguinte destino :

Ministério do Reino—- Um ofôció participando, que por aquelle Ministério tinha subido ao conhe» cimento de Sua Majestade a eleição de Presidente, e Vtce-Presídente desta Camará.;—A Camará Ji-'GOU inteirada.

Ministério da Fazenda—>Utn officio remettendo o requerimento , e informações, que sobre elíe se houveram, de Ladisláo Manoel do Nascimento de -Barbuda, que pede o ordenado, e graduação correspondente ás funcçôes, que exerce, de Substituto do Director do extincto Erário. — A' Commis^ão de J?a%enda.

Outro remettendo os papeis pertencentes a António Mascarcnhas, Mestre do Navio Jfwoa Santa Rita, e seus carregadores, que pertendem qoe ea-ta embarcação seja considerada Portuguesa. — A' Coriimissão de Commercío e Artes.

U.m officio da Direcção da Associação Coinmer-cial do Porto, remettendo alguns exemplares da Representação, e tabeliã acerca de urna coíisação, que se pertende estabelecer para a edificação de uma bolsa commercial. — Mandaram-se distribuir.

Representações — Um-a da Camará Municipal de l^íiíe, a pedir que seja revogada a Portaria do Mi-iíisterio do Reino de 11 de Janeiro ultimo, inserta no Diário do Governo N..* 12, pela qual foi mandada reformar a Proposta .para o Administrador do

Concelho de Negrellos, por nella vir incluído um Membro da Junta Geral de Districto. — A* Com-missão de Administração Pubiicà.

Outra da Camará Municipal da Villa do Cartaxo , a pedir a concessão de uma parte do extincío Convento dos Franciscanos, e respectiva cerca, para com o produeto da sua venda poder fazer face ás despezas do seu Município.—*^' Commissâo de Fazenda.

Outra do Cabido da Sé Primacial de Goa, a expor o estado de miséria, a que se acha reduzido, e a pedir algumas providencias, para melhorar a sua sorte.— A' Commissão !o Ultramar.

Outra da Camará Municipal da Villa da Feira , a pedir a pequena cerca, que está contígua-ao pequeno Convento dos Loios daquella Vilía, a í i m d'alli ser construído o cemitério publico, e para outros fins na rnesina indicados. — -A* Cammissão de Fazenda.

Foram lidos na Mesa os authografos de 3 projectos de lei, approvados nesta Camará, os quaes se julgaram conformes com o vencido.

Ò Sr. Alberto Carlos: (para uma explicação). Sre Presidente , e« hòntem , quando fallei no projecto publicado no —Mensageiro, não alludi ao Sr. Roma, só disse que as suas ideas eram anolo-gás ás delle; porque estais titibam sido as ideas sustentadas ,na Commissâo, e os "princípios que lhe ouvi no seu discurso ; entretanto não lhe atribuo a sua publicidade no — Mensageiro-—e se o Sr. Deputado, se acha offendido, eu lhe peco todos os perdões (apoiado).

O Sr. Roma:—^-Eu não me dava pôr oífendido, mas parecia-tne que tinha ouvido dizer ao Sr. Deputado que a publicidade do projecto no—'Mansa-geiro—é mandada fazer por mirn , porém como o Sr. Deputado retificou a sua expressão , não 'me julgo oífendido (apoiado).