O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(6)

que está hoje em discussão, mas era redigido em termos tão desabridos que eu desde logo declarei, que sentia fortemente ter sido alli chamado para ouvir a leitura de um documento, que parecia confeccionado pelos Membros da Opposição (era redacção do Sr. Barão d'Ourem)e que se a Commissão estava, como parecia em vista daquelle pape), nesse sentido, então eu não tinha alli nada que fazer; porem que se a Commissão queria apoiar sinceramente o Governo, eu estava prompto a dar todos os esclarecimentos, e todas as explicações, para tirar a Commissão do engano em que me parecia que estava, e ao mesmo tempo justificar o Governo. Por essa occasião apresentei um apontamento relativo ás cifras em que o Governo estava discorde da Commissão; porém, Sr. Presidente, o illustre Relator da Commissão repelliu esse apontamento com toda a força do seu genio, e alguns dos {Ilustres Membros da Commissão disseram que aquelle trabalho não era senão um Projecto que havia do ser modificado - e eu retirei-me. Depois fui novamente convidado a comparecer na Commisão no mesmo dia em que o Parecer foi mandado para a Mesa; leram-mo previamente, e como eu visse que apesar de ter uma redacção inteiramente diversa (segundo creio era redacção do Sr. Palmeirim) a conclusão era a mesma, e que o Parecer da Commissão importava uma censura a mais acrimoniosa ao Governo, declarei que não concordava com este Parecer, e a Commissão guardou profundo silencio; depois retirei-me, e apoz a minha retirada foi logo mandado para a Mesa esse Parecer. Eis-aqui está fielmente o que se passou: agora a Camara avaliará de que parte estava a amabilidade, se da minha ou da parte da illustre Commissão.

O illustre Relator da Commissão tractou o Governo com tanta sinceridade, que até o accusou por haver infringido a Lei com as gratificações dos Officiaes do Estado Maior, quando este negocio está dependente de uma Proposta no Parlamento. Tambem S. Exa. accusou o Governo por ter feito promoções, havendo Officiaes em disponibilidade, contra o disposto no novo Plano, quando S. Exa. sabe que a maior parte destes Officiaes não estão em circumstancias de entrar para as fileiras, e que para aquelles que forem julgados capazes na classificação a que se está procedendo, ainda ha vacaturas, e de sobejo. Mas é para admirar que lendo estado S. Exa. no Ministerio, por um principio de moralidade, de organisação e economia, não tivesse collocado os Officiaes a que se referiu, nas vacaturas que teve no seu tempo.

A sinceridade do illustre Relator da Commissão é tal que até já está em manifesta contradicção com o proprio Parecer que asignou sem declaração; e nesta mesma contradicção tem caído os illustres Membros da Commissão, que tem fallado sobre este objecto. S. Exa. achando-se em máo terreno ao fazer a comparação dos Orçamentos, recorreu então á cifra da 3.ª Tabella da Organisação, e ao augmento que ahi se menciona, quando a Commissão é apropria que diz - Que não é por semilhante accrescimo tornado isoladamente, e só com referencia aos 11 quadros da mesma Tabella, que se deve ajuizar da reforma nos seus effeitos economicos; - e é certo que, quando examinado, se contemplam todas as despezas restantes do Ministerio da Guerra, então se conhece que a cifra total do anno economico de 1850 a 1851 não ultrapassa a do anno economico de 1849 a 1850.- Esta retirada do seu proprio campo foi tambem effectuada por outros illutres Membros da Commissão, que defenderam o Parecer, menos agora nesta parte.

Sr. Presidente, hoje não pude senão de relance passar pelos olhos as demonstrações que mandou para a Mesa o illustre Relator da Commissão, e que foram publicadas no Diario do Governo; não tive tempo para poder fazer sobre ellas um exame apurado, mas já vi que contém inexactidões, e até me parece que são quasi completamente inexactas. Por tanto não ha remedio se não descer outra vez ás cifras, e analysar verba por verba, para mostrar a inconsequencia em que caiu a illustre. Commissão (Leu).

Por tanto já se vê que as demonstrações apresentadas por S. Exa. tem inexactidões palpaveis, e aquellas que o Governo apresentou ainda não vi provar, que sejam inexactas: logo se ellas são exactas como eu tenho a convicção de que são, é claro que o que o Governo sustentou hontem está em pé ainda, isto é, que a cifra do Orçamento comparada com a cifra da Tabella, não excede a cifra votada, pelo contrario dá um saldo a favor do Governo.

O illustre Relator, bem como os outros Membros da Commissão, recorreram ao accrescimo, que se diz confessado pelo Governo, de* 126 contos; mas é necessario vêr que este accrescimo é relativo aparte activa do Exercito por effeito da organisação das armas de artilheira e cavallaria, e a propria Commissão é a primeira a confessar, que não é considerando uma ou outra parte da reforma isoladamente que se póde apreciar o novo plano de organisação, mas sim combinando-o e examinando-o em todas as suas partes. Como podia o Governo organisar um Exercito que satisfizesse aos principios estabelecidos no 1.° artigo da Lei, ás necessidades do serviço e ás exigencias do Paiz, devendo este Exercito ser organisado com referencia a um Orçamento em que se tinham eliminado mais de 150 vacaturas, em que se tinha reduzido a artilheria a 100 cavalgaduras, e a cavallaria a 1:200 cavallos? Era impossivel; era perfeitamente um absurdo: e eu não quero fazer a injustiça no bom senso das duas Camaras, de suppôr que dessem uma auctorisação ao Governo da qual resultasse um absurdo, um escarneo. O que eu entendo que a Camara quiz, quando deu esta auctorisação ao Governo, foi que a nova organisação do Exercito fosse acertada, e que houvesse de produzir para o futuro uma economia tal, que a despeza effectiva do Exercito nunca excedesse a cifra votada.

Quem tiver lido o novo plano de organisação do Exercito, é impossivel que não veja o alcance das economias a que esta reforma conduz. E a Camara, póde convencer-se de que o Governo arrostou com muitas considerações que affectam uma classe a que tenho a honra de pertencer, e o bem da qual tem sido o objecto constante das minhas cogitações e diligencias; mas como Governo sacrifiquei muitas destas considerações á conveniencia do Eslado; porque o Governo não teve duvida de reduzir as praças de primeira ordem a menor numero; não teve duvida de supprimir tres Cadeiras no Collegio Militar, deixando de existir para o futuro tres Officiaes que occupavam estas Cadeiras; e não teve duvida, contra as conveniencias politicas de momento, de reduzir a 30 o numero dos alumnos do Collegio Militar.