O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO

DA

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

N.º 1

SESSÃO DE 3 DE JANEIRO DE 1880

Presidencia do exmo. Sr. Duque d'Avila de Bolama

Secretarios - os dignos pares

D. Luiz da Camara Leme
Augusto Cesar Xavier da Silva

Sessão preparatoria. - Eleição de secretarios e de vice-secretarios. - Leitura e approvação da acta da sessão preparatoria.

Sessão ordinaria. - Approvação da proposta do exmo. presidente para que seja lançado na acta um voto de sentimento pela morte dos dignos pares que falleceram no intervallo decorrido desde a ultima sessão até agora. - Moção do digno par marquez de Vallada, que a acompanha de algumas considerações ácerca de se haver frustrado o ai tentado contra a vida do augusto monarcha de Hespanha e de sua esposa. - Em vista da importancia da proposta do digno par marquez de Vallada, o exmo. sr. presidente consulta a camara se a quer desde já votar, o que é approvado unanimemente. - O digno par Barros e Sá manda para a mesa um parecer da commissão especial nomeada para fazer o regimento ácerca do pariato. - O exmo. presidente pergunta se o projecto é da iniciativa do digno par ou se é trabalho da commissão. - Esclarecimentos do digno par Barros e Sá.

SESSÃO PREPARATORIA

Ás duas horas e um quarto, sendo presentes vinte quatro dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

(Estiveram presentes os srs. presidente do conselho, e ministro da marinha.)

O sr. Presidente: - Como se não acha presente nenhum dos dignos pares que serviram de secretarios na ultima sessão, convido os dignos pares, os srs. D. Luiz da Camara Leme e Augusto Xavier da Silva, a occuparem os logares de secretarios.

Occuparam o logar de secretarios os dignos pares D. Luiz da Camara Leme e Xavier da Silva.

O sr. Presidente: - A camara tem primeiramente de proceder á eleição de dois dignos pares que hão de desempenhar as funcções de secretarios n'esta sessão, e depois d'este acto terá de proceder a eleição de dois dignos pares para servirem de vice-secretarios.

Convido os dignos pares a prepararem as suas listas para a eleição dos srs. secretarios. As listas devem conter dois nomes, e serão proclamados secretarios os dignos pares que obtiverem maioria absoluta. Não a obtendo proceder-se-ha a novo escrutinio.

Convido os dignos pares, os srs. Mello e Carvalho, e Franzini, a servirem de escrutinadores.

Procedeu- se ao escrutinio e verificou-se terem entrado na uma 25 listas, e obtiveram votos os dignos pares:

Visconde de Soares Franco ............... ... 20 votos

Eduardo Montufar Barreiros ................. 25 "

O sr. Presidente: - Estão, pois, eleitos secretarios por maioria absoluta os dignos pares os srs. visconde de Soares Franco e Eduardo Montufar Barreiros.

Agora vae a camara proceder á eleição de dois dignos pares, que Mo de servir de vice-secretarios.

Procedeu-se á eleição.

O sr. Presidente:- Convido os dignos pares, os srs. Mello e Carvalho, e Franzini, a servirem de escrutinadores.

Corrido o escrutinio, verificou-se terem entrado na uma 26 listas, e obtiveram votos os dignos pares:

Conde da Ribeira Grande................... 26 votos

Francisco Simões Margiochi.................. 23 "

Jayme Larcher............................ 3 "

O sr. Presidente: - Estão, portanto, eleitos vice-secretarios por maioria absoluta os dignos pares os srs. conde da Ribeira Grande e Francisco Simões Margiochi.

Não estando presente nenhum dos dignos pares, que acabam de sair eleitos secretarios e vice-secretarios, peco aos dignos pares, que estão exercendo provisoriamente as funcções de secretarios, queiram ter a bondade de continuar a exercer essas funcções.

Com as duas eleições, a que se acaba de proceder, tenho a honra de declarar que a mesa da camara dos dignos pares está organisada para a sessão do anno de 1880.

Vae ler-se a acta da sessão preparatoria.

Leu-se na mesa.

O sr. Presidente: - Não havendo observações em contrario, considera-se approvada a acta que acaba de ser lida.

SESSÃOM ORDINARIA

O sr. Presidente: - A deputação, que ha de participar a Sua Magestade que a camara dos dignos pares se acha organisada para funccionar no anno de 1880, será composta, alem da mesa, dos seguintes dignos pares:

Marquezes de Fronteira e de Ficalho; condes, de Alcaçovas e de Fonte Nova; marquez de Vallada; D. Antonio José de Mello; e visconde da Silva Carvalho.

Os dignos pares, cujos nomes acabo de mencionar, serão avisados do dia e hora em que Sua Magestade se digna receber a deputação.

Vae ler-se a

Correspondencia

Um officio do ministerio da fazenda, remettendo para