O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO 5

missão tive a honra de ser nomeado, sendo nomeados tambem os dignos pares os srs. conde do Casal Ribeiro e Costa Lobo.

O sr. conde do Casal Ribeiro está ausente, mas o sr. Costa Lobo e eu estudámos a materia, e elaborámos o projecto, que está assignado por ambos, que constituimos a maioria da commissão. Em nome da commissão, pois, mandei para a mesa o projecto, e em nome d'ella peço á v. exa. que lhe mande dar o andamento devido.

O sr. Presidente: - Eu perguntei se o projecto era da iniciativa do digno par ou é o parecer da commissão especial que foi nomeada para este fim. Fiz esta pergunta para saber o destino que havia de dar-lhe. No primeiro caso devia o projecto, segundo as prescripções do regimento, ser enviado a uma commissão, e no segundo mandar-se imprimir para poder opportunamente ser dado para ordem do dia. Visto, pois, ser o trabalho de uma commissão, é este ultimo o destino que vou dar-lhe para poder entrar em discussão.

Ora, sendo na terça feira dia de Reis, a primeira sessão só poderá ter logar na quarta feira, e eu vou expedir as ordens necessarias para que o projecto seja impresso com urgencia, e distribuido por casa dos dignos pares, para poder n'esse dia entrar em discussão.

O sr. Barros e Sá: - V. exa. distribuirá os trabalhos como entender de justiça.

O sr. Presidente: - É o que eu procuro fazer, no entanto a camara póde resolver como entender melhor.

Visto não haver nenhum digno par que queira tomar a palavra, vou levantar a sessão.

A primeira sessão terá logar na proxima quarta feira, sendo a ordem do dia:

1.° A eleição de dois dignos pares que conjunctamente com o presidente devem compor a commissão de resposta ao discurso da corôa.

2.° A eleição de um membro para a commissão administrativa da camara.

3.° A discussão do projecto que acaba de ser apresentado pelo sr. Barros e Sá.

Está levantada a sessão.

Eram tres horas e um quarto.

Dignos pares presentes na sessão de 3 de janeiro de 1880

Exmos. srs.: Duque d'Avila e de Bolama; Marquezes, de Fronteira, de Sabugosa, de Vallada, de Ficalho; Condes, de Castro, da Fonte Nova, de Gouveia, de Valbom, de Rio Maior, da Torre; Viscondes, da Praia Grande, da Silva Carvalho; Mello e Carvalho, Barros e Sá, D. Antonio de Mello, Couto Monteiro, Fontes Pereira de Mello, Rodrigues Sampaio, Barjona de Freitas, Xavier da Silva, Palmeirim, Mamede, Andrade Corvo, Lourenço da Luz, Camara Leme, Franzini, Ferreira Novaes, Pinto Bastos Sousa Pinto.