O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO

DA

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

N.º 1

SESSÃO DE 3 DE JANEIRO DE 1890

Presidencia do exmo. sr. José de Sande Magalhães Mexia Salema

Secretarios - os dignos pares

Manuel Paes Villas Boas
D. Miguel Pereira Coutinho

SUMMARIO

Sessão preparatoria.- O sr. presidente convida a occuparem os logares de secretarios os dignos pares srs. Manuel Paes Villa Boas e D. Miguel Pereira Coutinho.- Procede-se á eleição de secretarios, e são eleitos os dignos pares Moutufar Barreiros e Paes Villa Boas.- Procede-se á eleição de vice-secretarios, e são eleitos os dignos pares Bandeira Coelho e D. Miguel Pereira Coutinho.- É lida e approvada a acta da sessão preparatoria.- O sr. presidente, referindo-se á carta regia que nomeia o presidente da camara para a presente sessão, e que será lida na sessão ordinaria, declara que a mesa da camara dos dignos pares está organisada para a sessão legislativa da 1890.

Sessão ordinaria - É lida e approvada a acta da ultima sessão ordinaria.- É lida a carta regia que nomeia o presidente da camara dos dignos pares para a sessão legislativa de 1890.- O sr. presidente, referindo-se ao fallecimento de Sua Magestade El-Rei o Senhor D. Luiz I e de Sua Alteza o Senhor Infante D. Augusto, propõe que na acta se insira um voto de sentimento; que uma grande deputação vá levar pezames a El-Rei, á Rainha e á Rainha senhora D. Maria Pia, e que em seguida se encerre a sessão. Considera-se approvada unanimemente esta proposta. - É nomeada a grande deputação.- O sr. presidente declara que a mesma deputação poderá ter encarregada de participar a El-Rei a constituição da camara.- O sr. presidente, manifestando a camara o seu assentimento, nomeia uma deputação para representar a camara nas exequias da Imperatriz do Brazil.

Sessão preparatoria

O sr. Presidente: - Peço aos dignos pares os srs. D. Miguel Pereira Coutinho e Manuel Paes de Villas Boas que queiram ter a bondade de vir occupar os logares de secretarios.

Estão presentes 19 dignos pares.

Está aberta a sessão preparatoria.

Na conformidade do nosso regimento vae proceder-se ás eleições de secretarios e de vice-secretarios.

Peço aos dignos pares que formulem as suas listas.

Fez-se a chamada.

O sr. Presidente: - Convido os dignos pares os srs. Vasconcellos Gusmão e Navarro de Paiva a virem servir de escrutinadores.

Correu-se o escrutinio.

O sr. Presidente: - Entraram na urna 17 listas, sendo 1 branca, e saíram eleitos os srs.:

Montufar Barreiros com 16 votos
Manuel Paes Villas Boas 16 "

Vae proceder-se á eleição de vice-secretarios.

Peço aos dignos pares que preparem as suas listas.

Fez-se a chamada.

O sr. Presidente: - Convido os dignos pares os srs. Jardim e Serra e Moura a virem servir de escrutinadores.

Correu-se o escrutinio.

O sr. Presidente: - Entraram na uma 16 listas, sendo eleitos os srs.:

Bandeira Coelho com 15 votos
D. Miguel Pereira Coutinho 15 "

Obtiveram votos os srs.:

Visconde de Soares Franco 1 voto
Conde da Ribeira Grande 1"

O sr. Presidente: -Vae ler-se a acta da sessão preparatoria.

Foi lida na mesa e approvada.

O sr. Presidente: - Estando sobre a mesa a carta regia que nomeia o presidente da camara dos dignos pares, e que vae ser lida na sessão ordinaria, declaro que a mesa da camara dos dignos pares está organisada para a sessão legislativa de 1890.

Sessão ordinaria

O sr. Presidente: - Vae ler-se a carta regia que nomeia o sr. João Chrysostomo de Abreu e Sousa presidente desta camara na presente sessão legislativa.

Leu-se na mesa e é do teor seguinte:

Carta regia

João Chrysostomo de Abreu e Sousa, do meu conselho e do d'estado, par do reino, ministro e secretario d'estado honorario, amigo, eu El-Rei vos envio muito saudar, como aquelle que amo. Tomando em consideração o vosso distin-cto merecimento, experiencia dos negocios publicos e mais circumstancias attendiveis que concorrem na vossa pessoa: hei por bem, tendo em vista o disposto no artigo 1.° do decreto de 27 de janeiro de 1887, nomear-vos para o cargo de presidente da camara dos dignos pares do reino para a sessão legislativa ordinaria que ha de começar no dia 2 do proximo mez de janeiro.

1