O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

44

Discurso do D. Par o Sr. C. de Lavradio, pronunciado na Sessão de 7 do corrente mez, que por não ter sido recebido a tempo, deixou de ser inserido em o logar competente no extracto da Sessão daquelle dia, publicado no Diario de 10 do mesmo mes.

O Sr. C. de Lavradio — Sr. Presidente, eu estou certo que a Camara toda ouviu com a maior saturação a leitura da Carta Regia, pela qual S. Em.ª foi elevado á dignidade de Presidente desta Camara (Apoiados geraes); e na verdade parece-me que não havia pessoa mais propria para exercer este logar, do que o Sr. Cardeal Patriarcha (Muitos apoiados), não só pela sua elevada e singular posição social, mas tambem pelas suas virtudes, saber, consummado prudencia, e espirito eminentemente conciliador, qualidade esta que eu considero muito necessaria para calmar as paixões, que tão frequentes vezes se excitam nas acaloradas discussões politicas.

Dou portanto os devidos louvores ao Governo por tão acertada escolha (Apoiados), cousa rara! (não posso deixar de o confessar). E os parabens a esta Camara, por ter um Presidente tão respeitavel como é S. Em.ª, e estou convencido que estes meus sentimentos são os de toda a Camara, mesmo daquelles que, como eu, combatem apolítica que S. Em.ª defendo (Apoiados geraes). Nada mais digo, mesmo porque se eu dissesse