O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 311

Em virtude de resolução da camara dos dignos pares do reino se publica o seguinte

RELATORIO

Senhores. — Tendo caducado a commissão eleita pela camara para dirigir as obras da reedificação da sala e partes annexas, parece-nos ser dever nosso dar-lhe conta do estado em que as mesmas obras se acham, não só para que a camara tome conhecimento do mencionado estado, como para servir de base aos trabalhos que a commissão, que novamente for eleita, entender dever proseguir.

Acha-se pois quasi concluida a parte da fachada correspondente á nova construcção, faltando-lhe apenas uma insignificante porção de simalha, a platibanda e attico no centro e torreão esquerdo; e um pouco mais atrazado o torreão direito, por dever ligar-se com a continuação da construcção, no caso que venha a ter logar. As cantarias para esse torreão e para as partes superiores indicadas acham-se já todas no edificio, umas lavradas e outras entre mãos. O madeiramento e solho que ha de sustentar o sobrado ornado da sala tambem estão feitos, esperando unicamente occasião de serem collocados. No mesmo estado se acham as vinte columnas que faltam a collocar, que esperam sómente que se aprompte a simalha de pedra bornida, igual á que supporta as duas columnas já assentes, para tambem o serem. As seis pilastras polidas, correspondentes á parte recta da sala, tambem estão completas. A galeria esta no estado de adiantamento visivel, faltando-lhe apenas para se concluir a collocação das duas portas que dão entrada para a sala, as quaes têem exigido alguma demora pelo grande trabalho de entalhador. O claustro que tem sido de uma morosidade fastidiosa pela qualidade da reparação que exigiu, achando-se todas as cantarias damnificadissimas por um antigo incendio, e tendo tido forçosamente de serem substituidas por outras, mettidas uma por uma, tendo-se corrido em toda a circumferencia do mesmo um largo degrau, acha-se hoje quasi completamente renovado, faltando-lhe apenas a collocação de uma parte das grades e do ladrilho, que se espera de um momento para o outro de Inglaterra, d'onde fomos informados partira no dia 5. Do centro do mesmo claustro tirou-se em toda a sua extensão, e na profundidade de 2 metros, a terra que pela sua qualidade argilosa tornava impossivel ali estabelecer o jardim, mas hoje acha-se substituida, em grande parte, por terra apta para cultura e continua o aterro. O guarnecimento das janellas da fachada, de ambos os andares, que é de carvalho do norte, esta feito, e logo que o adiantamento da obra permitta a sua collocação poderá effectuar-se, estando já na arrecadação as competentes chapas de crystal de sumptuosa qualidade e dimensão.

A commissão entendeu dever mandar a París o engenheiro Carlos Pezerat, a fim d'ali escolher os seguintes apparelhos e objectos, e ver qual o meio mais aperfeiçoado

Página 312

312

de os applicar e collocar. Um apparelho de calorisação e ventilação; está-se construindo. Uma lanterna de 34 metros de superficie com seus competentes caixilhos e crystaes lapidados, com as armas nacionaes no centro em côr, que se ha de collocar na parte superior do tecto para receber a luz diaria; acha-se já na alfandega d'esta cidade. Um apparelho de illuminação a gaz, para ser collocado por fóra da mencionada lanterna, a fim de evitar a viciação do ar, e com todos os aperfeiçoamentos modernamente introduzidos; tambem esta na mesma alfandega. Capiteis de esculptura ornamentada para as columnas e pilastras, de simile-marmore, materia ultimamente inventada, que substitue com vantagem o proprio mármore; parte d'estes estão na arrecadação, parte na alfandega, e o resto espera-se com brevidade. Telha que pela sua boa fórma e qualidade permitte diminuir quasi de metade o peso do telhado em relação aos que commumente se construem entre nós; acha-se já arrecadada no edificio. Sobrado para a sala com embutidos e xadrezes de carvalho, pau santo e platano; um terço d'este sobrado esta na arrecadação, e os outros dois terços, tendo sido avariados por occasião do temporal do mez de novembro, foram abandonados á companhia de seguros, a qual esta liquidando e prompta a pagar a sua importancia, achando-se já encommendada outra igual remessa para substituir a que assim ficou inutilisada. Ornamentos para os estuques, e ingredientes para obter vernizes, imitações de bronze e de madeiras, por um systema novo e geralmente preconisado em París.

Em um relatorio succinto do referido engenheiro patente no escriptorio da obra se acharão mais esclarecimentos sobre todos estes objectos e seus preços. Esperam-se tambem da Belgica, d'onde foram já expedidos, uma estatua de ferro bronzeado para o pequeno tanque do claustro, dois candelabros de bronze para os lados do estrado da presidencia, os competentes braços tambem de bronze para a illuminação das tribunas da sala, assim como quatro grandes candieiros bronzeados para o mesmo claustro, e grados ornadas para as primeiras e segundas tribunas, e para as suas escadas.

Acham-se tambem cento e quarenta e tres cadeiras, e outras tantas carteiras, para o interior da sala, quasi concluidas e forradas, e quatro sophas para os cantos da galeria quadrangular, assim como o estrado da presidencia, cuja execução esta a cargo de um habilissimo esculptor nacional em madeira, devendo ter na parte anterior um baixo relevo em bronze representando a outorga da carta constitucional, e dois medalhões representando os bustos dos nossos presidentes duque de Palmella, e cardeal patriarcha D. Guilherme, conforme a determinação d'esta camara. O distincto estatuário Calmeis esta executando dois baixos relevos em mármore de Carrara, para as sobre-portas da sala, um dos quaes representa a maternidade e a virtude, sustentando em medalhão o busto de Sua Magestade a Rainha a Senhora D. Maria II, e o outro o valor e a liberdade, sustentando da mesma fórma o busto de Sua Magestade Imperial o Senhor D. Pedro IV. O mesmo artista esta executando um grupo que ha de ser copiado em madeira, representando os génios da liberdade e da legislação, sustentando a corôa e o manto real. Este grupo substitue o docel e será collocado por cima da presidencia, levando no centro do manto real o retrato a oleo de Sua Magestade El-Rei D. Luiz, cuja execução foi entregue ao habil pintor Rodrigues.

Vieram de París, onde foram escolhidos pelo engenheiro Pezerat, dois scagliolistas para executarem os trabalhos complementares da sala, assim como um creado habituado á conservação e limpeza dos sobrados, rodapés, portas e alisares encerados, o que não era possivel achar-se aqui. Mandou a commissão vir mais os competentes accessorios indispensaveis para a perfeição dos differentes trabalhos, tanto do edificio como da mobilia, cuja descripção omitte para não cançar a attenção da camara pela sua minuciosidade.

Não é possivel á commissão apresentar ainda uma conta completa da gerencia dos fundos que lhe foram entregues, por estarem em aberto e pendentes contas correntes com alguns fornecedores, creditos abertos em París, Bruxellas e Londres, e letras a vencer pelas remessas d'ali feitas; entretanto no seu escriptorio, dentro do edificio, se acham patentes todos os documentos e a escripturação, desejando muito a commissão que os dignos pares seus collegas os queiram examinar. Finalmente a commissão declara ter feito tudo quanto estava ao seu alcance, para satisfazer aos desejos da camara na execução e delineação dos trabalhos que lhe foram confiados, apressando-os quanto tem permittido, sem perigo da construcção, a estação rigorosa, e conformando-se com a disposição primitiva do edificio, de modo que possa ser continuada no mesmo sentido a sua completa restauração, esmerando-se no que está feito, para que corresponda não só ás commodidades dos membros da camara, mas que preencha tambem as condições de luxo e apuro de que todas as outras nações que gosam das mesmas instituições têem rodeado os palacios dos corpos legislativos.

Sala da commissão, em 9 de janeiro de 1865. = Os vogaes da commissão das obras da camara dos pares, Luiz Augusto Rebello da Silva = Marquez de Niza = José Maria Eugenio de Almeida.

Secretaria da camara dos dignos pares do reino, em 17 de janeiro de 1865. = Diogo Augusto de Castro Constancio.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×