O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

120

Discursos que não foram consignados no extracto da Sessão de 27 de Janeiro, publicada no Diario de hontem, por se não terem recebido a limpo. O Sr. Ministro da Fazenda — Como riu que o Sr. C. de Lavradio queria que se lesse o officio do Sr. Presidente do Conselho, julgou necessario dar o seu testemunho ao que tinha dito S. Em.ª, posto que bem sabia que não era necessario. Elle Sr. Ministro pediu ao Sr. Presidente do Conselho que requeresse a S. Em.ª a reunião da Camara hoje, porque está convencido que é de toda a urgencia o projecto, que se acaba de lêr na Meta, e tal que não póde admittir a demora de um só dia, que póde trazer inconvenientes gravissimos, como explicará á Commissão, e depois á Camara se fôr necessario: taes foram as razões de «eu procedimento, que espera merecerão a approvação da Camara (Apoiados).

O Sr. Ministro da Fazenda — Observando que não podia ter influencia nenhuma para o pagamento de direitos a informação de datas que acabava de pedir o Sr. C. da Taipa, e não podendo elle Sr. Ministro dar-lh'a, disse que não podia negar ao Sr. Presidente do Conselho aquillo que se concede a todos em identicas circumstancias, até a estrangeiros (Apoiados): se se entender que estas concessões devem ser reguladas por uma Lei, elle Sr. Ministro é o primeiro a unir-se a esse desejo; mas em quanto não houver essa Lei, hade continuar a regular-se pelo costuma antiquissimo, e faze-las não só aos individuos que recolhem das missões, mas igualmente ás suas familias, ainda que tenham passado muitos annos, como sempre se tem praticado, e não ignora o Sr. C. de Lavradio, que por muitos annos pertenceu ao Corpo Diplomático.

Concluindo disse, que o Sr. Presidente do Conselho tinha mandado ir para Madrid edita louça para seu uso alli, porém como já alli se não achava, mandou-a vir para Lisboa, e por isso estava no mesmo e não de dever gosar da isenção de direitos, que tem todos os outros em identicas circumstancias, por virtude do que não podia elle Sr. Ministro negar-lhe a elle Sr. Presidente do Conselho o que nunca se negou aos outros,