O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

145

que um Jornal narrava esse facto minuciosamente, e com circumstancias especiaes, mandou fazer as necessarias averiguações para entrar no conhecimento da verdade, e que andou nisso tão diligentemente, que tendo o Digno Par annunciado ha tres dias a sua interpellação, hoje póde o mesmo Governo apresentaras informações que obteve das suas Auctoridades.

Mais observou que tanto pelo Ministerio do Reino, como pelo da Justiça, se haviam dado todas as providencias possiveis para habilitar o Governo a proceder como o pedissem as circumstancias; do que resultava um documento bem honroso para o Governo: comtudo pediu que se observasse que no estado de divisão em que se acha o paiz, quando dous partidos, mui fortes ambos, tractam de exaggerar os factos, não se deve só crer o que esses partidos publicam; e deve tambem attender se a que o Governo Constitucional apenas tem as suas Authoridades para o esclarecerem, e não póde lançar mão dos meios extraordinarios que aqui se lembraram; não póde mandar Alçadas ás terras, como o fazia o Governo absoluto; isto não póde elle faze-lo, nem os Dignos Pares se attreveriam a propo-lo formalmente.

E concluiu declarando á Camara, em nome do Governo, que este não deixaria de proceder na conformidade das Leis.

O Sr. Presidente observou que a interpellação estava finda; e como não havia mais objecto dado para Ordem do dia, levantou a Sessão, dando para a de Terça feira 5 os trabalhos que as Commissões apresentarem, e a interpellação annunciada ao Sr. Presidente do Conselho. Eram tres horas e meia.

Relação dos Dignos Pares presentes ao começo da discussão na Sessão do 1.° de Fevereiro.

Dignos Pares Cardeal Patriarcha, Duque de Saldanha, Duque da Terceira, Marquez de Castello Melhor, Marquez de Fronteira, Marquez de Loulé, Marquez das Minas, Marquez de Ponte de Lima, Marquez de Santa Iria, Arcebispo de Evora, Conde das Alcaçovas, Conde da Anadia, Conde das Antas, Conde dos Arcos, Conde do Bomfim, Conde da Cunha, Conde do Farrobo, Conde de Lavradio, Conde de Mello, Conde de Penafiel, Conde de Porto Côvo de Bandeira, Conde da Ribeira Grande, Conde de Rio Maior, Conde de Semodães, Conde da Taipa, Conde de Terena, Conde de Thomar, Conde do Tojal, Visconde de Algés, Visconde de Benagazil, Visconde de Campanhã, Visconde de Castellões, Visconde de Castro, Visconde de Fonte Arcada, Visconde de Fonte Nova, Visconde da Granja, Visconde de Laborim, Visconde de Sá da Bandeira, Barão de Chancelleiros, Barão de Monte Pedral, Barão da Vargem da Ordem, D. Carlos de Mascarenhas, Pereira de Magalhães Tavares de Almeida, Moraes Pessanha, Silva Carvalho, Duarte Leitão, Portugal e Castro, Fonseca Magalhães, Mello Breyner.