O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

216

Sessão de 8 de Fevereiro, Diar. n.º 35, a pag. 153, col. 1.ª, depois da Ordem do dia.

O Sr. Fonseca Magalhães — Sr. Presidente, continuarei hoje a fazer algumas considerações sobre os acontecimentos que tiveram logar durante a desgraçada guerra civil, que affligiu este Paiz; e fa-lo-hei como até agora com candura, e segundo eu intendo, com imparcialidade.

Eu bem sei, Sr. Presidente, que a minha opinião e as minhas censuras desagradam aos extremos oppostos; e não o estranho: por um lado os sentimentos dos males soffridos, e por outro a consciencia de uma victoria difficilmente alcançada; o amor proprio dos partidos, os seus interesses, os triunfos, e as derrotas, esperanças perdidas de um lado e engrandecidas de outro, isto tudo concorre para que pretenda cada um o louvor para si, e não dê aos seus adversarios senão vituperio e ultrage. Somos homens, e como taes todos escravos de paixões, e intollerantes uns por effeito do infortunio, outros porque a fortuna nos foi prospera. Fico aqui.

Sr. Presidente, se me não engana a memoria, eu havia parado na Sessão antecedente quando acabava de fallar na deportação dos prisioneiros de Torres Vedras. Lamentei essa medida entendendo que sem necessidade havia sido adoptada. Receiei muito que ella não tivesse sido senão uma represalia de outro procedimento do partido opposto. Esses homens partiram para o logar do seu desterro; e segundo se disse, foram objecto de maus tratamentos. Senti muito que assim succedesse, ainda que, a dizer a verdade, nunca pude acreditar que o Governo fosse culpado nelles. Se assim aconteceu, é de presumir que isso fosse obra de agentes subalternos, que em rigores ás vezes mostram o zêlo com que servem. Já mais vezes tenho condemnado esse a que chamam zêlo que frequentemente compromette a auctoridade superior. Mas quando me declarei em geral contra esse demasiado zêlo, que dá ás ordens recebidas a execução que se não queria, não se entenda que fiz a censura de todos os funccionarios subalternos no desempenho dos seus deveres. Digo só que estou mui persuadido que algum haveria que interpretasse mal os desejos do Governo. Do Commandante da embarcação que transportou esses infelizes sei que todos foram humanamente tratados. A sua má sorte conquistou-lhes sympathias até de individuos obscuros. Aqui chegou um marinheiro ou dous a repartir da sua ração com mais de um prisioneiro, (apoiados) e em um tempo em que o furor das paixões faz os crimes dos actos de humanidade quando praticados em beneficio de homens de opposta côr politica.

Não sei os nomes desses marinheiros; pronuncia-los-hia com prazer, como mais uma prova de quanto essa gente maritima é humana e generosa (apoiados). Houve tambem uma respeitavel familia desta Capital, que para com os prêsos exerceu actos da mais acrisolada beneficencia, soccorrendo-os de roupas e dinheiro, e outros objectos de que muitos careciam (apoiados). Ser-me-ha permittido nomea-la? (Vozes — Diga, diga). É a familia do D. de Palmella. Quem conhece as virtudes dos chefes dessa familia; quem sabe com quanto disvello acodem á humanidade infeliz, não estranhará ao vê-la em tal conjunctura concorrer para adoçar o infortunio de taes homens (apoiados).

Tambem eu já tinha observado que depois do acontecimento de Torres Vedras, tão prospero á causa das armas do Governo da Rainha, senão adoptaram as medidas que a mim e muitos cidadãos, que suspiravam pelo acabamento das nossas discordias, sem mais desgraçados effeitos, pareciam as mais proprias, a as mais decorosas. Continuou depois daquella victoria a tremular o estandarte da revolução no Porto, e nas Provincias do norte; e a soffrer o Paiz todos os males, todas as violencias, que formam o cortejo da guerra civil. Em uma estação rigorosa, em um Paiz exhausto, por mais severa que fosse a disciplina das tropas, como se evitaria a oppressão e os excessos? Estes males os sentiam todos, vencedores e vencidos: a Nação a que todos pertenciam se hia consumindo e abysmando. O magnanimo coração da Soberana gemia ao considerar tantos infortunios, e o seu Governo não podia deixar de sentir a necessidade de pôr termo ás calamidades publicas. Entendeu-se, creio eu, que era senão impossivel, pelo menos muito incerto, podermos pelos nossos proprios meios terminar o publico flagello. — Uns seriam tenazes em sua tenção de resistir, outros difficeis em acceder a concessões. Os odios publicos de certo o Governo os não sentia, mas a gente que empunhava as armas de um e outro lado era por elles dominada; e não menos dos da parte do Governo da Soberana, que dos que militavam pela Junta. Estes tambem se diziam defender a causa da Rainha; mas eu destingo delles os primeiros, que pugnavam pela ordem de cousas estabelecida, e obedeciam immediatamente ao Governo de Sua Magestade. Comtudo muitos chefes do partido opposto desejavam, segundo era constante, vêr o termo dos males da Patria, e não se recusariam a uma pacificação proposta por agentes do Governo. Não se tentou este meio, o que muito é para sentir. Perdeu-se a melhor occasião de o empregar com certeza de bom effeito; e raro volta segunda vez uma primeira opportunidade perdida.

Achava-se então neste paiz um homem que se reputava agente do Governo britannico. Não sei se em caracter publico, ou só como homem de confiança do seu Governo, a quem devia informar do estado das nossas cousas. Elle passava de um para outro campo; fallava com os chefes de ambos; e manifestava o mais ardente desejo de vêr concluida a guerra civil, fazendo-se todos aquelles sacrificios que fossem indispensaveis, salva a dignidade do Throno, e sustentadas as instituições livres do nosso paiz. Estes me constou sempre serem os desejos desse agente, que era havido como homem de superior intelligencia.

Poucas vezes lhe fallei; e só o vi muito depois da sua chegada a esta capital, e de volta de Santarem. Então ajuizei delle como agora ajuízo; e rendo homenagem aos seus pobres senti-