O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

163

CAMARA DOS DIGNOS PARES.

SESSÃO DE 10 DE FEVEREIRO DE 1848.

Presidiu — O Em.mo e R.mo Sr. Cardeal Patriarcha.

Secretarios, os Srs. Pimentel Freire.

Margiochi.

Aberta a Sessão pela uma hora e um quarto da tarde, verificado o numero de 32 D. Pares, leu-se e approvou-se a Acta da ultima Sessão. — Concorreu o Ministerio todo.

Mencionou-se a seguinte

CORRESPONDENCIA.

Um Officio do D. Par V. da Granja, participando que por molestia não podéra assistir á Sessão de hontem, nem póde á de hoje.

O Sr. Presidente — Passaremos á ordem do dia, para a qual continúa a ter a palavra o D. Par Conde de Thomar.

ORDEM DO DIA.

Resposta (1) ao Discurso da Corôa, começada a pag. 112, col. 4.ª, e seguida a pag. 117, col. 4.ª, pag. 128, col. 4.ª, pag. 141, col. 4.ª, pag. 151, col. 2.ª, pag. 154, col. 1.ª, e pag. 159, col. 2.ª

O Sr. C. de Thomar —....... (2)

O Sr. Silva Carvalho — Sr. Presidente, a hora já deu; o D. Par parece que ainda tem bastante que dizer; e por isso parecia-me melhor continuar-lhe ámanhã a palavra (apoiados).

O Sr. Presidente — Consulto a Camara se quer que o D. Par continue agora mesmo, ou ámanhã.

Sr. C. de Thomar — Sr. Presidente, não ha duvida que eu tenho ainda muito que dizer, e supposto a Camara possa estar cançada do decurso da questão (Vozes repetidas — Não, não), principalmente para continuar hoje, comtudo não posso deixar de me alongar ainda alguma cousa, porque se tocaram ainda outros pontos que eu não posso deixar sem resposta. (O Sr. C. de Lavradio — Apoiado).

O Sr. Presidente — Continúa então ámanhã; mas antes de se levantar a Sessão, é preciso fazer-se communicação de um officio, que está sobre a Mesa, e chegou ha pouco.

O Sr. Pimentel Freire — É o seguinte

(CORRESPONDENCIA).

Um Officio do Ministerio do Reino, remettendo os esclarecimentos pedidos pelo D. Par Conde de Lavradio em officio de... do corrente. (Vid. pag. 141, col. 4.ª)

Passou á Secretaria.

O Sr. Silva Carvalho — Sr. Presidente, só duas palavras. Quando nesta discussão houve um incidente, que hia perturbar a ordem do dia, em consequencia do Sr. C. de Lavradio notar uma falta na repartição do Ministerio do Reino, a respeito da apresentação de certo documento, e com o qual S. Ex.ª quer justificar-se, o que muita honra lhe faz, tinha então eu tenção de pedir a V. Em.ª, que continuassemos na ordem do dia (como fiz), mas além disso, que tudo quanto se dizia a este respeito, me parecia extemporaneo: agora parece-me que já não é preciso dizer cousa alguma, porque o D. Par o Sr. C. de Lavradio ahi tem todos esses documentos, que exigia, para os examinar e depois fazer aquellas observações, que julgar a proposito.

O Sr. C. de Thomar — E para um requerimento. Peço a V. Em.ª, que com a maior urgencia haja de mandar entregar esses papeis ao Sr. C. de Lavradio.

O Sr. M. do Reino — Sr. Presidente, eu não deixei de reconhecer, que havia alguma impropriedade em se interromper a discussão; mas uma accusação se tinha feito e com ella uma agressão forte ao Ministerio do Reino, dizendo-se que tal documento tinha sido roubado (O Sr. C. de Lavradio — Não disse roubado), ou escondido (O Sr. C. de Lavradio — Não disse escondido), ou negado: até que ponto quer V. Ex.ª que vá descendo? (O Sr. C. de Lavradio — O que é exacto é que eu disse, que se me tinha negado) pois bem: o officio responde (O Sr. C. de Lavradio — Estou satisfeito), ahi está a negativa da asserção, e peço á Camara que note ser já segunda arguição infundada, que o D. Par faz ao Ministerio do Reino.

O Sr. C. de Lavradio — V. Ex.ª tomou nota de eu haver dito, que me tinha sido até agora negado: a prova ahi está, porque é neste momento que elles acabam de chegar.

O Sr. Presidente — Continúa ámanhã a discutir-se o mesmo assumpto, continuando a ter a palavra o Sr. Conde de Thomar. — Está fechada a Sessão.

Eram quatro horas e um quarto.

(1) Vid. Diario do Gov. N.º 23, pag. 92

(2) Não vai consignado este discurso, por não ter chegado a tempo a redacção, revisto pelo Orador, o que se fará logo que seja restituido.