O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO N.° 32 DE 1 DE MARÇO DE 1907 323

sões magnas, e que o facto provocou manifestações da parte dos que cursam a Universidade.

Acrescenta-se que hoje não puderam abrir as aulas da faculdade de direito, e que tinham sido desacatados alguns lentes.

Parece que lia viva effervescencia entre os estudantes.

Desejo que o Sr. Presidente do Conselho informe a Camara do que souber a tal respeito.

(O Digno Par não reviu).

O Sr. Presidente do Conselho de Ministros e Ministro do Reino (João Franco Castello Branco): - Acêrca dos acontecimentos a que o Digno Par se referiu, não recebi ainda informações pormenorizadas.

Das informações que recebi, deprehende-se que foi excluido um doutorando; houve manifestações por parte de alguns estudantes, a favor d'esse academico, sem que, porem, fosse precisa a intervenção da auctoridade.

Á noite repetiram-se essas manifestações por uma forma menos regular e conveniente, mas a auctoridade conseguiu dispersar os manifestantes, sem que de ahi resultasse qualquer ferimento ou acontecimento desagradavel.

Alguns academicos passaram ás portas das casas de determinados lentes fazendo manifestações de desagrado e partindo as vidraças da casa de um d'elles.

Como este facto se desse em sitio onde não havia policia, claro é que esta não interveio.

Hoje abriram-se as aulas; mas, tendo-se dado occorrencias desagradaveis, o reitor entendeu que devia mandar suspender as aulas da faculdade de direito.

Em vista d'essas occorrencias, o Sr. governador civil requisitou uma força e o Governo ordenou que essa requisição fosse satisfeita e que as auctoridades procedessem com a maior prudencia, com a maxima ponderação, mas com absoluta firmeza, no intuito de se manter a ordem.

Espero amanhã saber quaes as razões que levaram o Sr. reitor a suspender as aulas da faculdade de direito.

A Camara comprehende perfeitamente que, em assumptos d'esta natureza, não convem andar com precipitação.

Todos os que teem cursado a Universidade sabem que factos d'esta ordem não são para estranhar entre a corporação academica.

Aguardo, como disse, que o Sr. reitor me informe das razões que determinaram a suspensão das aulas.

Não fui eu quem nomeou o actual reitor da Universidade de Coimbra. Encontrei-o nomeado, mantive-lhe a confiança que tenho mantido a outros funccionarios que encontrei na minha ascensão ao poder, e só lh'a retirarei quando elles mostrem cabalmente que essa confiança não era merecida.

Espero informações pormenorizadas dos acontecimentos, e, quando as receba, apressar-me hei em as transmittir á Camara.

(S. Exa. não reviu).

O Sr. Ernesto Hintze Ribeiro: - O facto que o Sr. Presidente do Conselho acaba de referir, de terem sido suspensas as aulas da faculdade de direito, em virtude da determinação do Sr. reitor, mostra que evidentemente tiveram gravidade as circumstancias que se deram hontem e hoje em Coimbra.

Parece que se trata de uma questão de ordem publica.

Não posso comprehender que outros quaesquer motivos tivessem determinado a suspensão das aulas.

Espero que o Sr. Presidente do Conselho receba as informações que lhe devem ser dadas, e depois de formar sobre ellas o seu juizo, venha á Camara dizer o que se lhe offerecer a tal respeito.

(O Digno Par não reviu).

O Sr. Presidente: - Dou conta á Camara de que chegou á mesa uma mensagem relativa á questão dos vinhos.

Vae ser enviada á commissão competente.

A ordem do dia para a sessão de amanhã é a continuação da que estava dada para hoje.

Está levantada a sessão.

Eram 5 horas e 35 minutos da tarde.

Dignos Pares presentes na sessão de 1 de março de 1907

Exmos. Srs.: Sebastião Custodio de Sousa Telles; Marquez-Barão de Alvito; Marquezes: de Avila e de Bolama, de Penafiel, de Pombal; Condes: de Arnoso, de Bertiandos, do Bomfim, de Castello de Paiva, de Lagoaça, de Paraty, de Tarouca, de Valenças, de Villa Real; Viscondes: de Asseca, de Athouguia. de Monte-São, de Tinalhas; Alexandre Cabral, Braamcamp Freire, Pereira de Miranda, Antonio de Azevedo, Costa e Silva, Santos Viegas, Costa Lobo, Teixeira de Sousa, Telles de Vasconcellos, Campos Henriques, Arthur Hintze Ribeiro, Ayres de Ornellas, Palmeirim, Vellez Caldeira, Eduardo José Coelho, Serpa Pimentel, Ernesto Hintze Ribeiro, Fernando Larcher, Coelho de Campos, Dias Costa, Ferreira do Amaral, Francisco Machado, Francisco de, Medeiros, Tavares Proença, Almeida Garrett, Baptista de Andrade, Gama Barros, Jacinto Candido, Mendonça Cortez, Teixeira de Vasconcellos, Gusmão, Avellar Machado, José Dias Ferreira, José Lobo do Amaral, José Luiz Freire, José Maria dos Santos, José Vaz de Lacerda, Julio de Vilhena, Luciano Monteiro, Pessoa de Amorim, Poças Falcão, Affonso de Espregueira, Raphael Gorjão e Pedro de Araujo.

O Redactor,

ALBERTO BRAMÃO.