O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1331

ctos, pois elles já são bem conhecidos por ella; portanto peço a V. ex.ª que, segundo o regimento, 03 mande imprimir e distribuir competentemente (apoiados).

O sr. Visconde de Algés: — Pede licença para dizer que o assumpto (d'estes dois projectos de lei são de alta transcendencia, que por isso requeria que se consultasse a camara, a fim de serem impressos no Diario de Lisboa, alem da impressão em separado e distribuição.

Consultada a camara, ta proposta do sr. visconde de Algés foi approvada.

O sr. Presidente: — Vae proceder-se á nomeação da commissão de legislação...Peço aos dignos pares que façam as suas listas.

Feita a chamada, verificou-se terem entrado na uma 33 listas, maioria 17, obtendo maior numero de votos os dignos pares:

Visconde de Algés.................31 votos

Aguiar..........................30 »

Mello e Carvalho..................30 »

Visconde de Fornos................29 »

Vellez Caldeira....................28 »

Ferrão...........................26 »

Visconde de Laborim...............22 »

O sr. Ferrão: — Tenho a honra de mandar para a mesa o parecer da commissão sobre a carta regia, pela qual Sua Magestade houve por bem nomear par do reino o sr. conselheiro Francisco José da Costa Lobo (leu-o). Entrou em discussão o

PARECER N.° 4

A commissão nomeada em conformidade com o disposto no artigo 97.° do regimento d'esta camara, examinou com a devida attenção a carta regia datada de 17 de maio de 1861, pela qual foi elevado á dignidade de par do reino Francisco José da Costa Lobo; e attendendo á legalidade do diploma é de parecer que prestando o devido juramento e observadas as formalidades do estylo se lhe dê assento n'esta camara.

Sala da commissão, em 28 de maio de 1861. = Visconde de Castro = Sequeira Pinto = Francisco Antonio Fernandes da Silva Ferrão.

Foi approvado sem discussão.

O sr. Presidente: — Segundo o regimento segue-se a nomeação da commissão dos negocios externos, que é de cinco membros.

Tendo-se procedido á chamada verificou-se terem entrado na uma 31 listas, maioria 16, obtendo maior numero de votos os dignos pares:

Visconde de Balsemão.............. 29 votos

Visconde de Castro................ 28 »

Visconde da Luz................. 24 »

Conde de Thomar................. 20 »

Conde da Ponte................... 16 »

O sr. Presidente: — Passamos agora á commissão de guerra.

Feita a chamada verificou-se haverem entrado na uma 24 listas, maioria 13, saíndo mais votados os dignos pares:

Conde do Bomfim................. 24 votos

José Maria Baldy................. 23 »

D. Antonio José de Mello........... 23 »

Visconde da Luz.................. 22 »

Duque de Saldanha................ 21 »

Barão de Pernes.................. 21 »

Conde da Ponte de Santa Maria..... 20 »

Verificando-se em seguida não haver numero na sala disse O sr. Presidente: — Não ha numero na casa. Alem d'isso são já perto de cinco horas. Teremos portanto sessão na sexta-feira, e a ordem do dia será a continuação da nomeação das commissões, e o parecer n.º 3,. que hoje se distribuiu. — Está levantada a sessão. Eram quasi cinco horas da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão do dia 28 de maio de 1861

Os srs.: Visconde de Laborim; marquezes, de Ficalho, de Loulé, de Ponte de Lima, e de Vallada; condes, de Peniche, da Ponte, da Ponte de Santa Maria, de Rio Maior, e de Thomar; viscondes, de Algés, de Benagazil, de Castro, da Luz, e de Sá da Bandeira; barões, de Foscoa, das Larangeiras, de Pernes, e da Vargem da Ordem; Mello e Saldanha, Antonio José d'Avila, Antonio de Azevedo Mello e Carvalho, Sequeira Pinto, Pereira de Magalhães, Ferrão, Margiochi, Moraes Pessanha, Aguiar, José Joaquim dos Reis e Vasconcellos, Larcher, José Augusto Braamcamp, Eugenio de Almeida, José Maria Baldy, José Lourenço da Luz, Silva Sanches, Manuel Antonio Vellez Caldeira Castello Branco.