O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS DIGNOS PARES,

Summario da Sessão de 14 de Abril de 1849.

CONCLUID o expediente, apresentou o Sr. V. de I Sá da Bandeira um Requerimento de John Quail sobre ajustamento de contas relativas á Legião britânica do Exercito Libertador, e da qual o Supplicante era Cirurgião-mór: mandou-se á Commissão de Petições.

O referido Sr. V. de Sá apresentou um Projecto de Lei, para ser julgado em Conselho de guerra, e punido, todo o Funccionario publico, militar, ou naval, que inflija ou faça infligir a seus subordinados, ou a qualquer outro individuo, castigo corporal não authorisado por Lei: foi o Projecto ás Commissões de Guerra e Marinha.

O Sr. D. de Palmella fez várias reflexões sobre a necessidade de promover a canalisação do Tejo, o que suscitou discussão, na qual entrando o Sr. M. de Ficalho pediu ser inscripto para apresentar um Projecto de Lei, creando um Ministerio especial para Obras publicas.

A Commissão ad hoc sobre os meios de serem publicadas as Sessões da Camara no dia immediato áquelle em que ellas tiverem logar, apresentou sobre esse objecto o seu Parecer, o qual ficou para segunda leitura.

O Sr. Pereira de Magalhães apresentou um Projecto de Lei sobre a accumulação de funcções do Pariato com as de outros empregos, revogando o art.º 31.º, e declarando o 33.º da Carta constitucional: dirigiu-se á Commissão de Legislação. Tendo a apresentação deste Projecto occasionado algumas observações, declarou o Sr. Serpa Machado, que tambem brevemente apresentaria outro, que supposto conforme com a materia daquelle, diversificaria com tudo da sua fórma.

O Sr. Presidente do Conselho de Ministros satisfez aos desejos, que o Sr. C. do Tojal indicara de saber do estado das negociações do commercio e navegação da nossa Côrte com a da Russia.

Entrou na Ordem do dia, na especialidade, a Proposição n.º 95, authorisando o Governo para organisar o Exercito em todos os seus ramos: sendo approvado o art.º 1.º, e offerecido á votação o 2.°, não a póde ter por falta de número de votantes para ella necessario.

Eram quatro horas e meia da tarde, fechou o Sr. Presidente esta Sessão, declarando para a seguinte o dia de Segunda feira (16 do corrente), tendo por Ordem do dia aquella Proposição, e depois a de n.º 57 sobre a aposentação dos Magistrados judiciaes.

Repartição de Redacção das Sessões da Camara, em 14 de Abril de 1849. = O Sub-Director da Secretaria, Chefe da dita Repartição

José Joaquim Ribeiro e Silva.