O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS DIGNOS PARES

extracto da SESSÃO DE 5 DE junho DE 1861

presidência do ex-m<> sr- visconde de laborim. vice-presidente

,, , . j._ l Conde de Mello

.Secretários: os dignos pares|D pedro BritQ do Rio

A's tres horas e um quarto da tarde, achando-se reunido numero legal, declarou o sr. presidente aberta a sessão.

Lida a acta da sessão antecedente, julgou-se approvada, na conformidade do regimento, por nào haver reclamação em contrario.

Deu-se conta ãa seguinte correspondência: Um officio do ministério da justiça, enviando, para ser archivado, um authographo do decreto das cortes geraes sob n.° 109.

Teve o competente ãestino.

-De José Barata da Silva, offerecendo, para serem dis-

tribuidos pelos dignos pares-, trinta exemplares do folheto intitulado=Reflexões sobre os arrozaes e as commissões em Portugal=.

Manãaram-se distribuir.

O sr. Presiãente:—Creio que os dignos pares hão de querer de certo que se dirija a este cavalheiro o agradecimento do costume; e por isso vou consultar a camará a este respeito.

Consultada, a camará approvou esta indicação.

O sr. Presidente:—A camará dignou-se dar á mesa um voto de confiança, a fim d'ella nomear as commissões de agricultura, commercio e industria, de petições, e de redacção; tenho pois a honra de apresentar os nomes dos differentes cavalheiros que foram nomeados para as formar, e espero que a camará a approvára.

Para a commissão de agricultura, commercio e industria, os dignos pares, srs. marquez de Ficalho, visconde de Castro, visconde de Castellões,. José Maria Eugeniq de Almeida, José Izidoro Guedes, Joaquim Filippe de Soure e Francisco José da Costa Lobo.

Para a commissão de redacção, comigo presidente, os dignos pares, srs. visconde de Algés*e Francisco Antonio Fernandes da Silva Ferrão.

Para a commissão de petições, os dignos pares, srs. marquez da Ribeira^ conde de Paraty, visconde de Benagazil, visconde de Fonte Arcada e Barão da Vargem da Ordem.

O sr. Visconde de Fonte Arcada:—Disse que em primeiro logar desejava que o sr. presidente o informasse se, apesar da camará dos srs. deputados não se achar ainda con-stituida a dos pares podia proceder a qualquer trabalho; que fazia esta pergunta porque já por outra occasião, t em idênticas circumstancias, desejando pedir ao governo certos esclarecimentos, nem sendo nenhum projecto de lei que desejasse apresentar, nem tão pouco objecto que. precizasse a intervenção da outra camará,- foi-lhe todavia respondido que—se não podia tomar conhecimento d'àquelíe seu pedido, sem que a outra camará se achasse constitúida. Pelo andamento dos negpcios d'esta camará vê que.aqueUa. disposição está annullada; como porém não sabia com certeza o:que havia a este respeito, desejava saber so lhe era per-mittido renovar a sua iniciativa sobre um projecto de lei que apresentara na sessão passada.