O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS DIGNOS PARES

EXTRACTO DA SESSÃO DE 16 DE ABRIL DE 1845.

(Presidiu o Sr. C. de Villa Real, e depois o Sr. V. de Laborim.)

Foi aberta a Sessão pela uma hora e um quarto; presentes 46 Dignos Pares. O Sr. Secretario Machado leu a acta da Sessão antecedente, e ficou approvada. - Mencionou-se a seguinte correspondencia: 1/ Um officio da Presidencia da Camara dos Sr.s Deputados, com um projecto de lei sobre ser o Governo authorisado a restituir ao quadro do Exercito o ex-Capitão Francisco de Sousa Canavarro. — À Commissão de Guerra. - 2.° Outro dito da dita, com outro dito sobre ser levado em conta, aos Professores e Juizes que foram demittidos pelos acontecimentos de 1836, para obterem as suas jubilações ou aposentações, o tempo em que estiveram fóra do serviço. — A Commissão de Legislação.

3.° Outro dito da dita, com outro dito sobre serem importados livres de direitos, os livros impressos nos paizes estrangeiros em lingua portugueza. — Á Commissão do Fazenda.

Distribuiram-se exemplares sobre negocio relativo aos vinhos do Douro, em relação as asserções de Forrester, mandados publicar pela Associação Commercial do Porto.

O Sr. V. de Villarinho de S. Romão leu um parecer da Commissão de Fazenda, sobre o projecto, da outra Casa, ácerca de uma concessão á Ordem Terceira de Coimbra.

Leu outro parecer, sobre o projecto, da mesma, que amplia os prazos para o pagamento

O Sr. V. de Fonte Arcada apresentou uma representação dos Artistas do Real Theatro de S. Carlos que serviram na empreza Lima e Companhia. — À Commissão de Petições.

O Sr. Mello Breyner pediu licença para lêr uma carta, que acabava de receber de seu sobrinho o Dingo Par Marquez de Ficalho; era concebida nos termos seguintes.

« Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. — Acabo de lêr o Diario, e vejo que todos os Pares julgaram dever declarar o seu amor e respeito a