O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

216 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

ralidade do governo, d'aquella moral de que fallava. o Br. Hintz Ribeiro no seu excellente e energico discurso.

Sr. presidente, quando eu vejo que n'uma questão tão importante como esta que deve merecer toda a attenção da camara, levantar-se o sr. ministro da guerra para sustentar idéas contrarias aos principios mais elementares, da arte. de guerra; quando eu vejo que s. exa. está em manifesta contradição comsigo mesmo e com o seu collega das obras publicas, que chama comica a commissão de defeca, composta de tantos officiaes illustres e da qual faz parte Sua Alteza o Principe Real; quando eu vejo que o digno par o sr. Pinheiro Borges não protesta energicamente contra similhante apreciação; quando eu vejo que a maioria e distinctos officiaes do exercito que tem acento n'esta casa dão apoiados ao governo n'esta triste e lamentavel questão; é-me licito bradar bem alto para que o echo da minha debil voz chegue a todos os cantos do paiz, n'estas simples palavras treino pela independencia nacional.

Tenho concluido. .

Vozes: - Muito bem, muito bem.

O sr. Presidente: - Vae ler-se a moção mandada para, a mesa pelo digno par o sr. Camara Leme.

Os dignos pares que a admittem á discussão terão a bondade de levantar-se.

Leu-se na mesa a seguinte:

Moção de ordem

A camara convida o governo a nomear com urgencia uma commissão mixta, composta de membros da junta consultiva de obras, publicas e minas e de membros da commissão de defeza de Lisboa e seu porto, a fim de serem attendidas, executadas escrupulosamente todas as alterações que é indispensavel fazer no traçado e directriz do, caminho de ferro de Belem a Cascaes para assegurar a defeza da capital.

"Espera a camara que o governo não deixará de empregar a maxima solicitude e cuidado em assumpto tão momentoso de tão alta importancia e gravidade. = O par do reino, D. Luiz da Camara Leme.

Foi admittida á discussão.

O sr. Presidente - Faltam apenas cinco minutos para a hora, e não me parece que nenhum dos oradores inscriptos quererá usar da palavra em tão curto espaço de tempo. (Apoiados.)

Visto a manifestação da camara, vou encerrar a sessão, dando para ordem do dia de quinta feira, 16 do corrente, a continuação da discussão da projecto de resposta ao discurso da corôa.

A inscripção que sobre este assumpto está na mesa menciona os seguintes dignos pares:

Oliveira Monteiro, a favor.
Thomás Ribeiro, contra.
Miguel Osorio, a favor.
Vaz Preto, Bocage e Serpa Pimentel, contra.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas menos cinco minutos.

Dignos pares presentes na sessão de 10 de fevereiro de 1888

Exmos. srs.: Antonio José le Barros e Sá; Duque de Loulé; Marquezes, da Foz, de Pomares, do Pombal, de Rio Maior, de Sabugosa; Condes, de Alte, do Bomfim, de Cabral,, de Campo Bello, de Castro, de Ficalho, de Gouveia, de Linhares,, ide. Magalhães, de Paraty, de Penha Longa, da Praia e de Monforte, da Ribeira Grande; Viscondes, de Alemquer, da Arriaga, de Carnide, de Condeixa de S. Januario, de Porto Formoso, de Valmor; Adriano Machado, Agostinho Lourenço, Braamcamp Freire, Pereira de Miranda, Silva e Cunha, Couto Monteiro, Senna, Oliveira Monteiro, Serpa Pimentel, Costa Lobo, Telles de Vasconcellos, Barjona de Freitas, Augusto Cunha, Basilio Cabral1, Bernardo de Serpa, Carlos Bento, Carlos Testa, Pinheiro Borges, Hintze Ribeiro, Fernando Palha, Cardoso de Albuquerque, Ressano Garcia, Henrique de Macedo, Jayme Moniz, Andrade Corvo, Melicio, Ferreira Lapa, Mendonça Côrtez, Coelho de Carvalho, Gusmão, Braamcamp, Bandeira Coelho, Baptista de Andrade, Barros Gomes,- Castro" Guimarães, Castro, Silva Amado, José Luciano de Castro, Lobo d'Avilla, Ponte Horta, Sá Carneiro, Silvestre Ribeiro, Bocage, Camara Leme, Luiz Bivar, Seixas, Paes Villas Boas, Pereira Dias, Vaz Preto, Franzini, Canto e Castro, Miguel Osorio Cabral, Gonçalves de Freitas, D. Miguel Coutinho, Silvestre Lima, Thomás Ribeiro, Serra e Moura.

Redactor =Carrilho Garcia.