O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

1.ª SESSÃO

EM 2 DE DEZEMBRO DE 1911

SUMÁRIO.- O Sr. Jacinto Nunes declara ocupar, como decano da Câmara, o lugar de Presidente, em obediência ao Regimento, e convida os Srs. Deputados Bissaia Barreto e Alberto Souto a ocuparem os seus lugares de secretários.- É introduzido na sala e toma assento o Deputado pela Guiné, Sr Silva Gouveia.- O Sr. Presidente consulta a Câmara sôbre se deve proceder-se desde já li leitura e aprovação da acta anterior e à leitura do expediente, ou se deve aguardar-se a constituição definitiva da mesa para se proceder então àqueles trabalhos. A Câmara decide-se pela leitura imediata. - É lida e aprovada a acta.- O Sr. Presidente informa a Câmara de que se encontra nos corredores da Câmara o Sr. Pablo Iglesias, Deputado espanhol, e lembra que, à semelhança do que se fez com o Deputado francês Sr. Jaurés, seja convidado a tomar lugar na tribuna reservada. A Câmara assim o resolve. Os Srs. Deputados Alfredo Ladeira, Gastão Rodrigues e Manuel José da Silva são encarregados de acompanharem o Sr. Pablo Iglesias.- Expediente. - O Sr. Presidente propõe um voto de sentimento pela morte do antigo Deputado Simões Ferreira, de quem faz o elogio. A Câmara aprova.- O Sr. Presidente consulta a Câmara sôbre a forma de eleger a mesa. O Sr. Deputado Barbosa de Magalhães faz uma proposta nesse sentido. Alguns Srs. Deputados fazem observações, sendo aprovada a admissão da proposta do Sr. Barbosa de Magalhães. Aprovada a urgência, o Sr. Henrique Cardoso requer votação nominal. A Câmara aprova. Procede-se à chamada, sendo aprovada a proposta. - O Sr. Presidente interrompe a sessão por vinte minutos para que os Srs. Deputados possam confeccionar as suas listas. Reaberta a sessão, procede-se à eleição da mesa. O Sr. Tomé de Barros Queiroz, na ausência do Sr Aresta Branco, assume a presidência e agradece à Câmara a sua eleição para Vice-Presidente.

Ordem do dia (discussão do projecto de lei n.° 18, contribuição predial).- O Sr. Manuel Bravo manda para a mesa uma questão prévia, que é em seguida admitida.- O mesmo Sr. Deputado envia para a mesa uma proposta, a fim de serem reconduzidas as comissões da Câmara. É aprovada. - Usa da palavra sôbre o projecto em discussão o Sr. Deputado França Borges, que fica com a palavra reservada - O Sr. Miguel de Abreu toma a palavra, antes de se encerrar a sessão.- O Sr. Presidente dá conta à Câmara de um oficio do Sr. Deputado Carneiro Franco, e encerra a sessão, marcando a seguinte e a respectiva ordem do dia.