O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

SESSÃO ORDINÁRIA

EM 12 DE FEVEREIRO DE 1914

Presidência do Ex."'° Sr. Vítor HUJ|O de Azevedo Coutinho

Baltasar de Almeida Teixeira

Secretários os Ex.""'s Srs.

Rodrigo Fernandes Fontinlia

Sumário.'—A.brc a sessão com a presença de 07 S'rs. .Deputados, não estando o (J-ovêrno rep'>-e-senta.do cio abi"ir a sessão. Lè-se o expediente. E-s-íando presente?, SÓ Sr*. Deputiidos, aprova-se a acta ,

Antes da ordem do dia—O Sr. Alexandre de .'/Jarros l/rata da inl,crp'rctação do artir/o c>'S.° da .Lei de Reparação das .Jf/rejas do listado, feita peio Sr. Ministro da, Justiça anterior, eonsiderando-a inconstitucional. .Responde o Sr. Ministro da Justiça.

O Sr. .Ezcquiel de Campos refere-se a projectos de lei do, SIM iniciativa sobre questões económicas. O Sr. Ministro do .Fomento dit que informar•& o Sr. Presidente do Mv/tinicrw.

O Sr. Jorge, Nunes trata da questão dos revoLu-cionò/rioíi civis, pedindo a discussão dos pareceres guc lli,es difjem 'respeito, e ocupa-se das empresas de minas do Vaie do Sado. com respeito aos desar/ua-mentos prejudiciais aos Lerrcnos tvm/itrofes. .'l:ics-ponde o Sr. .Ministro do .Fomento que providenciará, pedindo o Sr. Moura .'/.-'into que essas pro-vidêneiax sejam extensivas aos terrenos juntos dos rios Vout/a & Af/ueda.

O Sr. M.argue* da Costa ocupa-sc de obras necessárias na viação ordinária. Responde o Sr: Mi-_ nisiro do Fomento.

Ordem do dia.— Continuei, cru discussão na es-pccialida'l.e, concltdndo-sK esta, o pa,recer n." :/.o (coloca<ão com='com' de='de' g-omes='g-omes' _3.1.='_3.1.' manuel='manuel' dos='dos' do='do' simas='simas' srs.='srs.' macliado='macliado' adriano='adriano' tag0:l..='ll.s9:l..' cunha='cunha' civis='civis' pimentausando='pimentausando' palavra='palavra' janeiro='janeiro' macedo.='macedo.' revolucionários='revolucionários' c='c' os='os' e='e' oprovado='oprovado' _.='_.' p='p' _.bravo='_.bravo' x='x' da='da' emendas='emendas' li='li' xmlns:tag0='urn:x-prefix:ll.s9'>

tintra cm, discussão o parecer n.° 20 (eonlri-

pal

Silva, f/ue apresenta uma moção c uma proposta,, Luií .Filipe da Mala e Alexandre de Sarros. B aprovada a generalidade, sendo 'rejeitada a moção do Sr. J.~)ias da Silva em votação nominal. Po,s-sando-sc à especialidade; foi todo o projecto aprovado, depois de usarem da palavra os Srs. Minis-iro das F'inaneas e .'Ferraz Chaves.

Continua em discussão o parecer n." ò'õ4 (Qucs-lão de Ambac-a). Prossec/ue no uso do., palavra o Sr. Vasconcelos c Só,, ç/ue troca suplicações com o Sr. Presidente do Ministério, ficando ainda com a, p a l av 'i ~a 'ré s e i • v a d a.

lii autorizada a rewiw durante a sessão a Comissão de administração pública.

Antes de se encerrar a sessão.— O Sr. João de Meneses anuncia prec/untas ao Sr. Ministro do .Interior e pede que o kcleyrama de .'Fourcnco .'Marques, que vai no expediente, seja comunicado ao Sr. M.'inislro das Colónias.

O Sr. Jacinto Nunes troca explicações com o Sr. Ministro daa .'Fincmcas sobre os direitos dos empregados das juntas ç/eraia.

O Sr. Alexandre Braga dá explicações sobre a, demora na apresentação do parecer sôôre a .Lei de Separação.

JZnccrra-se a .-sessão ás IS horas e cio minutos, mar c ando-s c a imediata po.ra, o dia, sec/v/intc.

Documentos enviados para a mesa durante a sessão. — .'Requerimentos dos' Srs. Adriosw Gomes Pimenta, M.alos Cid, A.morim de Carvalho. Kamos cia Gosto,, M'if/uel .Ferreira, Ccir-vallio Araújo a José Carlos dct, M.aia.

Presentes à chamada ff l Srs. Dtpuia^os. Sa,o os seguintes: