O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DA GAMARA DOS DEPUTADOS

lll.A SESSÃO ORDINÁRIA

1O13-1014

EM 2 DE JUNHO DE 1914

Presidência do Ex.nl° Sr, Vítor Hugo de Azevedo Coutinho

Baltasar de Almeida Teixeira

Secretários os Ex."^os Srs.

Sumário.—Procede-se à chamcida às JÁ lioras e 4õ minuto*, respondendo 3ti Srs. Deputados. Le--se n acta. As J.õ horas c 5 minutos proccdc-xc ci secunda cli.amada, e. estando presentes 74 STH. Deputados, é posta viu discnuNão a acta.,

Aprova-se a última redacção do x pareceres sobre ensino normal e primário c orcamenlo do Ministério dos Neijócios Eslranijeiros.

.E autorizada a pu/tiicação no «Diário do 6'<_ p='p' na='na' mexa-.='mexa-.' lida='lida' vcrno='vcrno' representação='representação' dama='dama'>

Antes cia ordem do dia.-—A requerimento do Sr. Ministro da (-j-uerra (Pereira de ticaj enlra cm discussão, '/M yenerr.il/idade, o parecer •//.." :t,9S (Condições em que as praças das tropas activa-a c de reservo, do fêxèreito podem ausentar-se para o estrangeiro). Usam da palavra, sucessivamente, os Srs. Morais ttoxa, Helder .f.í.ibciro, Alexandre de 'Bcvrros, Jaeinio Nunes, CJ-HC apresenta uma propo-la ao ar l/i y o '!..", Henrique J.J>'ás, e ainda o Sr. Helder .Hilieiro, 'f/ii,ena

O Sr. Presidente do MinisLêrio e Minixl,ro do .Inierior (ticrnardino Machado) dó. conta à (Jamura do fívLado do.v (M:r>nt(MÍ>nenlos de. Covnihra.

São mandado* para a Mesa diversois pareceres, é dê*Lês foram, aprovado» os referente* à-s emenda* do Senado non projectou ,wf>re o tempo a fintar para a promoção a yei/undo tenente na ciasse de maquinistas e da ad'ni,inistra/Mò naval, e à alienação duma casa, propriedade da comissão paroquial de Sobreira ./' 'orr/t,oxo>.

Ordem do dia,. — J&iitra cm discussão o parecer 'ií." U'.) (Jtcoryanizae.ão do crédito ayricoLa c cria.cão da mntualidade af/rária e."ii Portugal,). 'Usam. da palavra os Srs. Júlio Martins, liriio Camacho., que apresenta uma moção, Joaquim Í.Í/Í-l.ieiro (relator) e António Maria da Silva. A dia-cussão fica pendente.

O Sr. Júlio Martins reqaerc a contaycm. O Sr.

Rodrigo Fernandes Pontinha

Presidente informa que não há número p ar a votar, mas há 'número para discutir.

Segunda parto da ordem do dia.—Continua em discussão, na i/eneralidade, o parecer n." 46-B (Orçamento do Ministério das Colónias). Usa da palavra o Sr. Almeida Ribeiro, que fica com a palavra- 'reservada.

O Sr. M.anuel liravo ruqnere a co')do,yem, e, 'não havendo número, cnccrra-xc a sessão ò .s l!) horas c oõi minutos, marcando-se a i/mediata parti, o dia seguinte à hora rci/i'iit.eutal.

Documentos enviados para a mesa durante ,a sessão. —-Para-eres. Projectos de lei dou Srs. Álvaro de Castro, Joaquim Ribeiro e Cario* Olavo. It'equeri'/i'i,cn/.os dos Sry. Caetano (J-onçalvc* c Aníbal de Azevedo.

A.bertura. da se* são às 14 horas t 4õ minutos.

.Presente* à seywnda

Afo:iiso Ferreira.
Alox.-ui.dro Augusto do Barros.
AJJVed.o .l3;i.ld.M.ín.o do Soabra Jú.nio.i
Al l rodo .B rn.es to do Sá Card.oso.
Al Iredo M.;i,r.i.;:i, .La<_.lei.ri.br> Álvaro Nnn.os lii.beiro.
A.lva,ro J^oiTpo.
Á. l v ar o Xavi.or. d,e 0;i.siro.
A.ii'iéi:ico 0.1 avo de A/ovod.o.
.Aníbal .Lú .A.utó.ai.o Albi.n.o (Ja.rvalho Monrão.
António A.ino:rii:n d.e Carvalho.