O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPUBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

155.A SESSÃO ORDINÁRIA

101ÍJ-1OJ4

\

EM 29 DE JUNHO DE 1914

Presidência do Ex.mo Sr, Yitor Hugo de Azevedo Coutinho

Baltasar de Almeida Teixeira

Secretários os Ex.!"os Srs.

Sumário.— Respondem ò, primeira chamada 4.8 Srs. Deputados. Lê se a acta. Faz-se scf/unda chamada, verificando-se calarem, presentes 6'8 Srs. Deputados. J

Antes da ordem do dia : — O Sr. Ministro de .instrução Pública (Sobral Cid) pede para-

O Sr. Ministro da Marinha' (Eduardo Àíeu-pcirih) pede para .se discuti'/' 'imediatamente a proposta para abertura de um crédito para custear a construção de um farol no Cabo Espichei.

Prossegue a discussão do parece'!' n." 27'/>Jrectificação em uma relação de praça* de pré), .li] aprovado depois dalf/umas considerações dos Srs. Sá Cardoso c Brito Camacho, sendo dispensada a última redacção.

Continua a discutir-se, na especialidade, o parecer n." 3:LI (contai do,s câmara* municipais).

'Una da palavra o Sr. Joaquim .tirandão, ficando a discussão pendente.

A. requerimento do Sr. Nunes liibeiro são apro vados, com, dispensa de última 'redacção, os parecer QH 'it."-' 203 e 2(17 (fixação da força da Armada e promoção das praças do corpo de marinheirosj.

O Sr. Mesquita Carvalh-o 'realiza a sua interpelação ao Sr. P reside ide do .Ministério (Ijcrnar-i.liuo Machado) acerca dos lermos do decreto que anulou, a concessão das quedas de áfjua, das .Porias de .Ródão, apresentando uma proposta para que pede ur(/cncia e dispensa do Ji.ei/imento. J.iesponde o Sr. Presidente do Miniatério, debatendo-se a questão entre o Sr. Deputado e o -SV. Ministro.

A proposta do Sr. Mesquita Ca-rvalho, em 'cotação nominal, é aprovadapoi'unanimidade, com 87 votos.

O Sr. Moura Pinto dá conta do que se passara na comissão de infracções, havendo dois parecvre* com respeito à sitii,ação do Sr, António Maria da Silva como JI)epntado.

Rodrigo Fernandes Fontinha
O Sr. Brito Camacho requer e, e é ap-rovado, que na Mesa scja-ru lidos os dois pareceres.
(Nesta altura aprovam-se as emendas do Senado ao orçamento do Ministério dos .Estrangeiros em conformidade com. o parecer da comissão do Orçamento da Câmara dos Deputados).
Prosseguindo o incidente dos pareceres, o S'r. Mes-qiM-la Carvalho reqw"re que, com dispenso, do lie-(/imento, entrem imediatamente em discussão esses documentos. O'requerimento é rejeitado em votação, nominal, 'requerida pelo Sr. Vasconcelos e Sá.
O Sr. António José de Almeida provoca a declaração do Sr. Presidente sobre u certeza dos pareceres xcrem publicados de qualquer forma, de manci/ra a podarem ser discutidos na Cessão do dia 30. Dá explicações o S-r. .Derouel, e ó Sr. António José de A.l'in,cida requer e que a certeza dessa discussão se faça pelo voto da Câmara, rei/uere'ii.do o Sr. Vasconcelos e S á votarão nominal. .E 'rejeitado.
O Sr. Prcsidenlc propõe, e é aprovado, um voto de sentimento pelo crime de qite foram 'divinas o Príncipe li,erdevro do trono do, Aust'i"io,-J-Juni'/ria e sua esposa. Asso<_.:iom-se de='de' a='a' machado='machado' c='c' voto='voto' os='os' santos.br='santos.br' josé='josé' costa.jacinto='costa.jacinto' do='do' antónio='antónio' srs.='srs.' este='este' nunes='nunes' almeida='almeida' ministério='ministério' afonso='afonso' presidente='presidente'> J:.' aprovado o parecer sobre, um crédito especial, o, fci/oor do Ministério da Meirinha para a construção de um farol no Caíio Espichei, sendo dispensada a última 'redacção.
Ordem, do dia : — São ap'rovadas as emendas • do Senado ao orçamento do Ministério da Justiça.
O S'r. (}'rbano Rodrigues requcrc, e c aprovado, que a sessão se prorrogue até se votar tudo quanto respeita ao Orçamento.
Conclui-se a discussão do anexo ao orçamento do Ministério do Interior, aprovando-se as partes