O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 8 de Julho de 1915 3

Alexandre José Botelho de Vasconcelos e Sá.
António Augusto de Castro Meireles.
António Cândido Pires de Vasconcelos
António Maria da Cunha Marques da Costa.
António Maria da Silva.
Artur Augusto da Costa.
Bernardo de Almeida Lucas.
Carlos Olavo Correia de Azevedo.
Domingos Frias de Sampaio e Melo.
Eduardo Augusto de Almeida.
Ernesto Jardim de Vilhena.
Germano Lopes Martins.
Jaime Daniel Leote do Rêgo.
João Pereira Bastos.
Joaquim António de Melo Castro Ribeiro.
José Afonso Pala.
José de Barros Mendes de Abreu.
José Bessa de Carvalho.
José Botelho de Carvalho Araújo.
José Mendes Cabeçadas Júnior.
José Mendes Ribeiro Norton de Matos.
Manuel Augusto Granjo.
Manuel de Brito Camacho.
Manuel da Costa Dias.
Pedro Virgolino Ferraz Chaves.

Às 14 horas e 45 minutos principiou a fazer-se a chamada.

O Sr. Presidente: - Estão presentes 53 Srs. Deputados. Está aberta a sessão. Vai ler-se a acta.

Lê-se a acta.

Às 15 horas.

O Sr. Presidente: - Estão presentes 68 Srs. Deputados. Está em discussão a acta. Foi aprovada a acta, sem discussão.

O Sr. Presidente: - Vai ler-se o expediente.

Ofícios

Do Sr. juiz de direito da 1.ª vara cível, dirigido ao Sr. Presidente da Câmara dos Deputados, pedindo para que S. Exa. consulte a Câmara sôbre se permite que o Sr. Dr. Manuel de Brito Camacho e o Sr. Dr. António José de Almeida possam servir de testemunhas numa acção proposta nesse juízo, em que é autor o Sr. Dr. Carlos Maciel.

Á Secretaria.

Comunique-se que foi concedida licença para depor ao Sr. Deputado António José de Almeida e que o Sr. Deputado Manuel de Brito Camacho está ausente com licença, motivo porque não foi êste pedido submetido à apreciação da Câmara.

Da repartição do gabinete da Secretaria da Guerra, informando a Câmara para dar conhecimento ao Sr. Deputado José António Simões Raposo Júnior que a História da cavalaria portuguesa se encontra esgotada e que a História do Exército Português foi posta á venda na Imprensa Nacional.

Para a Secretaria.

Representação

Da Companhia Nacional de Moagens, reclamando contra a aprovação da proposta, apresentada em sessão de 7 de Julho do corrente pelo Sr. Ministro do Fomento, sôbre o regime cerealífero.

Para a Secretaria.

Para a comissão de agricultura.

Telegramas

Pôrto.- Ausente por necessidades profissionais, tenho a honra de propor por êste meio, se êle fôr admissível, sugerir à Câmara substituição moção Sr. Melo Barreto acêrca questão duriense pela seguinte, com a qual todos os parlamentares devem estar de acôrdo:

"A Câmara confia em que o Govêrno empregará todos os esforços para salvaguardar os legítimos interêsses do Douro em que, dado o caso das conveniências políticas aconselharem imediata ratificação do tratado de comércio com a Inglaterra, não deixará, todavia, de notar no respectivo protocolo a aclaração feita pelo nosso Parlamento ao artigo 6.° do mesmo tratado, nem de realizar as indispensáveis negociações para que o governo de Sua Majestade Britânica, regulamentando a que o artigo, promova que na legislação inglesa seja incluída a nossa definição legal de vinho do Pôrto ou para esta se remeta.- O Deputado, Bernardo Lucas.

Peço fineza de no meu anterior telegrama substituir "conveniências políticas" por "conveniências internacionais". - Bernardo Lucas, Deputado.

Para a Secretaria.