O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

SESSÃO N.º 58

EM 25 DE AGOSTO DE 1915

Presidência do Exmo. Sr. Vítor Hugo de Azevedo Coutinho

Secretários os Exmos. Srs.

Baltasar de Almeida Teixeira
Alfredo Soares

Sumário. - Abre a sessão com a presença de 35 Srs. Deputados. Lê-se a acta, É introduzido na sala e toma assento o Sr. Deputado Carvalho Araújo. - É aprovada a acta, sem discussão, quando se verifica encontrarem-se na sala 52 Srs. Deputados. - Dá-se conta do expediente. - São admitidas proposições de lei já publicadas no "Diário do Govêrno". - São aprovados pareceres de última redacção.

Antes da ordem do dia. - O Sr. Sá Pereira manda para a Mesa um parecer por parte da comissão de legislação operária. Requere a urgência. Entrando em discussão, é aprovado sem discussão, sendo dispensada a última redacção. - O Sr. Vasco de Vasconcelos troca explicações com o Sr. Ministro do Interior (Ferreira da Silva) acêrca do inquérito sôbre os acontecimentos da cidade de Lamego.- O Sr. Ramos da Costa requere, e é aprovado, que entrem em discussão os pareceres n.°s 86, 49, 122-E e 85. Os primeiros são aprovados sem discussão. Sôbre o último usam da palavra os Srs. Fernandes Rêgo, Moura Pinto e Paiva Gomes, ficando a discussão pendente.- O Sr. Ministro das Colónias manda para a Mesa três propostas de lei, para que pede urgência. - O Sr. Artur Leitão requere que se dispense o Regimento para a que diz respeito ao café.

Ordem do dia. - Continua em discussão, na especialidade, o orçamento do Ministério do Fomento. - Conclui-se, a discussão e a votação, usando da palavra e apresentando propostas diversos oradores, em sessão prorrogada, que se não tornou necessária, a requerimento do Sr. Francisco Cruz.

Antes de se encerrar a sessão.- O Sr. Mesquita Carvalho troca explicações com o Sr. Ministro do Fomento (Manuel Monteiro) acêrca da ordem de encerramento dum estabelecimento balnear em Vizela, propriedade de A. J. Ribeiro.

Encerra-se a sessão às 19 horas, marcando-se a imediata para as 21 horas.

Documentos mandados para a Mesa. - Projectos de lei. - Pareceres - Requerimentos.

Abertura da sessão: - Às 14 horas e 60 minutos.

Presentes à chamada: - 52 Srs. Deputados.

São os seguintes:

Abílio Correia da Silva Marçal.
Adelino de Oliveira Pinto Furtado.
Alfredo Maria Ladeira.
Alfredo Soares.
Aníbal Lúcio de Azevedo.
António de Almeida Garrett.
António Augusto Tavares Ferreira.
António Cândido Pires de Vasconcelos.
António Correia Portocarrero Teixeira de Vasconcelos.
António Marques das Neves Mantas.
António de Paiva Gomes.
Artur Duarte de Almeida Leitão.
Artur Rodrigues de Almeida Ribeiro.
Augusto José Vieira.
Augusto Pereira Nobre.
Baltasar de Almeida Teixeira.
Casimiro Rodrigues de Sá.
Domingos da Cruz.
Domingos Leite Pereira.
Eduardo Alberto Lima Basto.
Eduardo Alfredo de Sousa.
Evaristo Luís das Neves Ferreira de Carvalho.