O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

SESSÃO N.º 4

EM 29 DE JULHO DE 1918

Presidência do Exmo. Sr. José Nunes da Ponte

Secretários os Exmos. Srs.

Francisco dos Santos Rompana
João Calado Rodrigues

Sumário. - Abre a sessão com a presença de 92 Srs. Deputados, estando o Govêrno representado pelos Srs. Secretários de Estado do Interior (Tamagnini Barbosa), dos Negócios Estrangeiros (Espirito Santo Lima), do Comércio e, interino, das Finanças (Mendes do Amaral) e das Colónias (Vasconcelos e Sá).

Lida e aprovada a acta, o Sr. Presidente comunica à Câmara a morte do antigo Deputado Sr. António Rodrigues Nogueira, propondo um voto de sentimento por êsse triste acontecimento. Associam-se a essa proposta os Srs. Secretário de Estado do Interior em nome do Govêrno, Egas Moniz, António Cabral e Pinheiro Torres. É aprovada a proposta do Sr. Presidente. Dá-se conta do expediente.

Antes da ordem do dia. - O Sr. Cunha Lial requere a urgência para se ocupar da questão da falta de azeite. É rejeitada a urgência.

Entre os Srs. Presidente e Cunha Lial trocam-se explicações sôbre a ordem dos trabalhos.

Continuarão da discussão da proposta do Sr. Lobo de Ávila Lima sôbre a nomeação duma comissão especial encarregada de promover uma mais estreita e útil aproximação entre Portugal e o Brasil: usam da palavra os Srs. Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Aires de Ornelas, Amando de Alpoim, que apresenta uma proposta de aditamento, Lobo de Ávila Lima, Fidelino de Figueiredo, Campos Monteiro e António Sardinha. O Sr. Amando de Alpoim requer e, e a Câmara aprova, que a matéria seja considerada suficientemente discutida, sem prejuízo dos oradores inscritos. A seguir usa da palavra o Sr. Cunha Lial. E aprovada a proposta do Sr. Lobo de Ávila Lima, com o aditamento proposto pelo Sr. Amando de Alpoim.

O Sr. Presidente consulta a Câmara sôbre um oficio, recebido na Mesa, pedindo autorização para o Sr. Melo Vieira ir depor como testemunha num determinado processo. Usam da palavra, sôbre o modo de votar os Srs. Manuel Bravo, Secretário de Estado do Interior, Joaquim Crisóstomo e Melo Vieira. É concedida a autorização.

Enviam documentos para a Mesa os Srs. Aires de Ornelas, António Cabral, Gaspar de Abreut Almeida Garrett, Cunhal Júnior, Camilo Castelo Branco, Aníbal Soares, Rocha Martins, Bivar Weinholts e António Teles de Vasconcelos.

Ordem do dia. - Eleição de comissões.

O Sr. Presidente anuncia que vai proceder-se à eleição de quatro comissões e interrompe a sessão por 10 minutos, para os Srs. Deputados confeccionarem as suas listas. Reaberta a sessão e corrido o escrutínio, verifica-se que foram eleitas as comissões de saúde e assistência pública, de pescarias, de administração e segurança pública e de correios e telégrafos, tendo servido de escrutinadores os Srs. Alberto Sebes Pedro de Sá e Melo e Gaspar de Abreu e Lima.

O Sr. Presidente comunica à Câmara que o Sr. Senador Arnaud Furtado foi eleito para a comissão administrativa do Congresso encerra a sessão e marca a imediata para o dia seguinte, à hora regimental.

Abertura da sessão às 10 horas e 15 minutos.

Presentes à chamada, 92 Srs. Deputados.

São os seguintes:

Abílio Adriano Campos Monteiro.
Adriano Marcolino de Almeida Pires.
Aires de Ornelas e Vasconcelos.
Albano Augusto Nogueira de Sousa.
Alberto Castro Pereira de Almeida Navarro.
Alberto Pinheiro Torres.
Alberto Sebes Pedro de Sá e Melo.
Alexandre José Botelho de Vasconcelos e Sá.