O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPUBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

SESSÃO N.º 69

EM 27 DE OUTUBRO DE 1919

Presidência do Exmo. Sr. Domingos Leite Pereira

Secretários os Exmos. Srs.

Baltasar de Almeida Teixeira
José António da Costa Júnior

Sumário. - Abre-se a sessão com a presença de 37 Srs. Deputados. É lida a acta. Procede-se a segunda chamada, a que respondem 57 Srs. Deputados. É aprovada a acta sem discussão, dá-se conta do expediente e são admitidas proposições de lei, já publicadas no "Diário do Govêrno".

Antes da ordem do dia. - O Sr. Hermano de Medeiros, (para interrogar a Mesa), trata da necessidade de se respeitar, restritamente, a disposição regimental dos trabalhos a realizar "antes da ordem do dia". Idem o Sr. Jorge Nunes refere-se à forma da respectiva inscrição. - O Sr. Jaime Vilares em "negócio urgente", apresenta um projecto de lei referente a casas económicas, requerendo urgência, que é concedida. - E reconhecida a urgência, que é concedida. - É reconhecida a urgência, pedida pelo Sr. Hermano de Medeiros, para tratar, quando esteja presente o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros, da noticia da base naval americana nos Açores. - O Sr. Eduardo de Sousa, em "negócio urgente", trata da situação dos alunos da Escola Militar, requerendo que entre em discussão o respectivo projecto de lei antes da "ordem do dia". O requerimento é rejeitado em contraprova, depois de falarem sôbre o assunto os Srs. Tomás Rosa, Vitorino Guimarães, Vergilio Costa e Estêvão Aguas - Idem, o Sr. João Pinheiro trata da angariação, na Beira, de trabalhadores para irem para França. Responde o Sr. Ministro da Instrução (Joaquim de Oliveira). Idem, o Sr. Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis) ocupa-se do critério seguido na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra com respeito à defesa de tese doa alunos que estiveram em França. Responde o Sr. Ministro da Instrução. - É proclamado Deputado, eleito pelo circulo n.° 18, o Sr. Mariano Martins, oficial da Armada, que é introduzido na sala e toma assento.

Prossegue a discussão do parecer n.° 38 - reorganização da Escola Industrial de Campos Melo, na Covilhã, concluindo-se a sua discussão e votação.

O Sr. Bacelar requere para que entre em discussão determinado parecer. Trocam-se explicações sôbre esta concessão de palavra, entre os Srs. António da Fonseca e o Sr. Presidente.

Ordem do dia. - Continua a discutir-se na generalidade o parecer ".° 33 -indemnizações por efeito da revolta monárquica.

O Sr. Mesquita Carvalho, que ficara com a palavra reservada, conclui o seu discurso, mandando para a Mesa uma proposta, que não chega a ser admitida por falta de número.

Encerra-se a sessão, marcando-se a imediata para o dia seguinte, à hora regimental.

Documentos mandados para a Mesa durante a sessão. - Renovações de iniciativa. - Projecto de lei. - Pareceres. - Requerimentos.

Abertura da sessão às 15 horas e 3 minutos.

Presentes à segunda chamada 57 Srs. Deputados.

São os seguintes:

Adolfo Mário Salgueiro Cunha.
Álvaro Pereira Guedes.
Amílcar da Silva Ramada Curto.
Angelo de Sá Couto da Cunha Sampaio e Maia.
António Albino de Carvalho Mourão.
António Albino Marques de Azevedo.
António Augusto Tavares Ferreira.
António da Costa Ferreira.
António da Costa Godinho do Amaral.
António Dias.
António Francisco Pereira.
António Joaquim Ferreira da Fonseca.