O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

lsT. 2

EM 2 DE AGOSTO DE 1921

Presidência do Ex.c

Secretários os Ex.raos Srs.

Sr. Jorge de Vasconcelos Nunes

António Marques das Neves Mantas António da Gosta Godinho do Amaral

Sumário.— Aberta a sessão com a presença de 42 Srs. Deputados, lê-se a acta e dá-se conta do expediente.

Antes da ordem do dia.— O Sr, Pinto da Fonseca manda para a Mesa uma nota de interpelação ao Sr. Ministro da Guerra sobre a questão dos oficiais milicianos.— O Sr. Ministro da Agricultura (Sousa da Câmara), manda para a Meia várias propostas de lei. — O Sr. Carlos Olavo manda para a Mesa uma nota de interpelação ao Sr. Ministro da Guerra sobre a questão dos oficiais milicianos.— São lidas na Mesa as notas de interpelação dos Srs. Pinto da Fonseca e Carlos Olavo.— São admitidas as propostas enviadas para a Mesa pelo Sr. Ministro da Agricultura.— O Sr. Vasco Boryes manda para a Mesa uma nota de interpelação ao Sr. Presidente do Ministério sobre a potitica geral do Gabinete.— O Sr. Raul Leio Portela requere urgência e dispensa do Regimento para as pi opostas do Sr. Ministro da, Agricultura relativas à crise duriense. Têm a palavra sobre o modo de votar os Srs. João Luís Ricardo, Afonso de Melo, que apresenta uma proposta, Raul Leio Portela, Carlos Oluvo, Serafim de Barras, Afonso Maldonado, Ministro da Agricultura e Manuel Fragoso.— O Sr. tíaúl Leio Portela retira o seu requerimento.— Sobre o modo de votar a proposta do Sr. Afonso de Melo têm a palavra os Srs. Manuel Fragoso, que apresenta um aditamento, Lopes Cardoso, Carlos Olavo e Afonso de Melo.— É aprovada a proposta do Sr. Afonso de Melo.— É rejeitado, em contraprova, o aditamento do Sr. Manuel Fragoso.— O Sr. Presidente interrompe a sessão por trinta minutos, a fim de os Srs. Deputados elaborarem as listas para a eleição de comissões.

Ordem do dia.— Eleição das comissões administrativa, de infracções e faltas, Regimento, finanças, orçamento e agricultura.— Reaberta a sessão, procede-se à chamada, sendo eleitas as cinco comissões.— Faz-se a proclamação de vários Deputados.

Antes de se encerrar a sessão.— O Sr. Ramos da Co^ta chama a atenção do Sr. Ministro do Interior (Al>el Hipólito),para um crime que se cometeu em Lisboa e que crê filiado em acontecimentos poíiticos do concelho do Seixul. Usam da pá' lavra sobre o assunto os Srs. Joaquim Brandão e Ministro do Interior.— O Sr. Presidente encerra a sesuão, marcando a imediata para o dia seguinte com a respectiva ordem.

Abertura da sessão às 14 horas e 15 minutos.

Presentes à chamada 72. Srs, tàdos.

São os seguintes:

Adalberto Gastão de Sousa Dias.

Afonso José Maldonado.

Alberto David Branquinho.

Alberto Ferreira Vidal.

Alberto de Moura Pinto.

Alberto Xavier.

Albino Pinto da Fonseca.

António Alberto Torres Garcia.

António Albino de Carvalho Mourão.

António Alves Calem Júnior.

António Augusto Pires.

António Correia.

António da Costa Godinho do Amaral.

António Firmo de Azeredo Antas.

António Francisco Portas.

António Luís Gomes.

António Maria Pereira Júnior.

António Marques das Neves Mantas.