O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DA CAMARÁ DOS DEPUTADOS

SESSÃO i*-. 25

EM 14 DE SETEMBRO DE 1921

Presidência do Ex,mo Sr, Jorge de Vasconcelos Nanes

João Orneias da Silva

Secretários os Ex,raos Srs.

Sumário. — Abre a sessão com a presença de 33 Srs. Deputados. É lida a acta e é lido o expediente, aprovando se a acta depois com número regimental.

O Sr. Carvalho da Silva troca explicações com o Sr. Presidente sobre o cumprimento do artigo 23." do Regimento.

Antes da ordem do dia.— O Sr. Vasco Borges principia a dirigir-se ao Sr. Ministrada Agricultura (Aboim Inglês), mas como se levantem protestos, pró e contra, sobre a legalidade regimental do funcionamento da sessão, é esta interrompida.

Reaberta a sessão, trocam-se explicações entre os Srs. Presidente e Carvalho da Silva sobre se havia ou não havia número à hora regimental.

Usa da palavra para interrogar a Mesa o Sr. Manuel Fragoso a respeito dos pareceres referentes aos ferroviários, falando por parte das comissões o Sr. Joaquim Brandão.

O Sr. Alves dos tiantos requere que se discuta a proposta autorizando a compra de um «.Cancioneiro».

Tomam-se resoluções, depois de usarem da palavra diversos oradores, sobre a ordem dos diplomas a discutir.

Ordem do dia.— Continua a discussão, na especialidade, do parecer n." 1-Q—coeficientes de contribuições. Termina a discussão do parecer.

É aprovada uma proposta para a nomeação de uma comissão encarregada de diversos estudos durante o interregno parlamentar.

São aprovadas as emendas do Senado referentes ao porto de Leixões.

É rejeitado um requerimento do Sr. Vasco Borges para um negócio urgente a fim de trocar explicações com o Sr. Ministro dos Estrangeiros (Melo Barreto}.

E aprovado, sem discussão, o projecto de lei n." 30-B, aquisição do « Cancioneiro Collociv, sendo . dispensada a última redacção.

A requerimento do Sr. Afonso de Melo, é consultada novamente a Câmara sobre se consente que o Sr. Vasco Borges realize o seu negócio urgente, o

Luís .da Costa Amorim

que o Sr. Deputado faz, tratando do agente dos Transportes Marítimos em Génova, e de uns artigos publicados no «Século». Responde o Sr. Ministro dos Estrangeirou.

Entra em discussão o pareur n." 26-A, emolumentos e salários judiciais, que é aprovado com emendas.

É nomeada a comissão acima referida.

O Sr. Ministro do Comércio (Fernandes Costa) requere que na sessão seguinte, antes da ordem do dia, se discutam propostas de lei de sua autoria.

Usa da palavra o Sr. Rodrigues Gaspar,f e são aprovadas.

São aprovados requerimentos dos Srs. Ministro do Comércio ( Fernandes Costa), João Luís Ricardo e Fausto de Figueiredo.

Encerra-se a sessão, marcando-se a imediata para o dia seguinte.

Documentos mandados para a Mesa durante a sessão.— Substituição em comissão. Declaração de voto. Projecto de lei. Renovação de iniciativa. Requerimentos.

Abertura da sessão às 13 horas e 30 minutos.

Presentes à chamada 63 Srs. Deputados.

São os seguintes:

Abílio Marques Mourão. Afonso José Maldonado. Afonso de Melo Pinto Veloso. Alberto de Moura Pinto. Albino Pinto da Fonseca. Albino Soares Pinto dos Eeis Júnior. Alexandre José Botelho de Vasconcelos e Sá.