O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPUBLICA W PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

SESSÃO IsT.0 27

EM 16 DE SETEMBRO DE 1921

Presidência do Ex,mo Sr. Jorge de Vasconcelos Knnes \ Paulo da Costa Menano

Secretários os Ex.mOÍ Srs.

( Luís da Costa Amorlm

Sumário.— Procede-se à chamada, a que respondem 33 Srs. Deputados. E, aberta a sessão, faz-se a leitura da acta.

Dá-se conta do expediente.

Antes da ordem do dia. — O Sr. Torres Garcia chama a atenção da Câmara para a campanha que se realiza na imprensa clerical a propósito da projectada construção de um café nas proximidades de Santa Crus, de Coimbra.

O Sr. Ministro do Comércio (Fernandes Costa), respondendo ao orador, declara transmitir ao Sr. Ministro da Instrução as suas considerações.

É aprovada a acta.

Continua a discussão sobre a proposta do Sr. Afonso de Melo e outros Srs. Deputados,para o adiamento dos trabalhos parlamentares.

Tomam parte no debate os Srs, Mário de Aguiar, Lopes Cardoso, Vasco Borges, Carvalho da Silva, Ministro do Comércio (Fernandes Costa).

O Sr. Carvalho da Silva propõe a revogação da lei tbbre as indemnizações por motivo de prejuízos causados pela revolução monárquica.

O Sr. Lopes Cardoso replica ao orador antecedente.

Novamente usa da palavra o Sr. Carvalho da Silva, para explicações.

Usam também da palavra, para explicações, os Srs. Cunha Leal, Agatao Lança e Belchior de Figueiredo.

O Sr. Lopes Cardoso requere a imediata discussão do projecto do crédito de 4:500 contos para pagamento das indemnizações.

O Sr. Vasco Borges requere se dê por discutida a proposta io adiamento e se passe à discussão do projecto de indemnizações.

Ê retirado o requerimento do Sr. Lope* Cardoso t aprovado o do Sr. Vasco Borges.

É aprovada a proposta do adiamento parla-mentar.

Foi rejeitada a admissão do projecto do Sr. Carvalho da Silva, em prova e contraprova.

Ordem do dia. — Prossegue a discussão do projecto de crédito para satisfazer as indemnizações, falando o Sr. Mário de Aguiar.

Interrompe-se o debate para votação do reque-

rimento do Sr. Afonso de Melo, para que seja consultada a Câmara sobre se consente ijUt a Atesa fique encarregada de marcar sessão para o dia seguinte, sábado.

É aprovado o requerimento.

Continua no uso da palavra o Sr. Mário de Aguiar.

A requerimento do Sr. Barbosa Ramos, é dada a matéria por discutida, em prova e contraprova, requerida pelo Sr. Carvalho da Silva,

O Sr. Agatao Lança pede que seja consultada a Câmara sobre te permite a continuação da sessão até votar-se o crédito para indemnizações.

O Sr. Presidente declara nôo poder nesta altura da sés ao fazer aquela consulta.

O Sr. Presidente anuncia a reunião do Congresso para o dta imediato às dezatsete horas e marca a sessão seguinte para as treze horas, com a mesma ordem do dia.

Abertura da sessão às 13 horas e 30 minutos.

Presentes à chamada Ôõ Srs. Deputados.

São os seguintes:

Abílio Marques Mourão. Afonso de Melo Pinto Veloso. Alberto de Moura Pinto. Albino Pinto da Fonseca. Albino Soares Pinto dos Reis Júnior. Alexandre José Botelho de Vasconcelos e Sá.

Alfredo Eodrigues Gaspar. Aníbal Lúcio de Azevedo. António Alberto Torres Garcia. António Firmo de Azeredo Antas. António Lobo Aboim Inglês. António Luís Gomes.