O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

casa Grandela e apreenderam esses quilogramas de bacalhau!» fazendo com que um dos societários da firma passasse pelo vexame âe ser preso por ter cometido esse altíssimo crime de ter vendido muitas centenas de toneladas de bacalhau 100 por cento mais barato que os outros comerciantes e deixar apodrecer 12 quilogramas do mesmo género!

Agora multa-se a casa Grandela porque abriu um pouco mais cedo do que a hora determinada na lei é isto para servir o público.

O Sr.- Silva Barreto: — 20 minutos mais cedo!

Uma voz: — Com prejuízo do seu negócio! [Apoiados],

O Orador: — Estou convencido de que o Sr. Ministro da Agricultura, que acaba de entrar, assim como os outros membros do Governo, não pode, nem quere sancionar esses atropelos, que só redundam em prejuízo para o País.

Todavia, não-foi para tratar deste assunto que eu pedi a palavra, mas sim para me ocupar dum outro, que eu entendo ser verdadeiramente escandaloso.

Trazem os jornais, até com reclamos espaventosos, que, dentro de poucos dias, estarão em exposição 600 automóveis acabados de chegar do estrangeiro, os quais deram entrada na nossa Alfândega.

Ora fazendo o cálculo, em média, de 14 contos para cada automóvel, chegamos à conclusão de que saíram para o estrangeiro 8:600 contos, que contribuíram para empobrecer, ainda mais, a nossa sociedade e aumentar o luxo espantoso de muitas criaturas que o ostentam nas ruas da capital. (Apoiados).

Ainda há dias eu protestei aqui contra as exigências desmarcadas das classes operárias, não porque me não mereçam simpatia as reivindicações que essas classes fazem, quando são justas, ma-s também porque elas se vão deixando impulsionar pela loucura do luxo. (Apoiados).

Ora 600 automóveis num país pobríssimo, agravando uma crise pavorosa, e só servindo para enriquecer meia dúzia de pessoas, à custa dos restantes, afigura-se-me digno de alarme. (Apoiados). A chegada desses 600 automóveis constitui quási um crime!

Diário das Sessões do Senado

A meu ver, este assunto é daqueles que exigem medidas enérgicas e imediatas.

O Sr. Silva Barreto : — Em matéria de finanças nunca as houve!

O Orador: — No outro dia, a propósito do salário exigido ultimamente pelos sapateiros, eu pedi ao Sr. Ministro da Marinha, que representava o Governo, que envidasse os seus esforços no sentido de conseguir que o seu colega das finanças apresentasse ao Parlamento as medidas necessárias, como 'seria a abolição dos direitos sobre o calçado que não fosse de luxo, para assim dar uma resposta ao desvario duma classe, que atrás de si arrastaria todas as outras em idênticas exigências, por isso que se tem observado que, quando uma classe pede mais salário, logo as outras solicitam também melhoria.

Ora o ilustre Ministro da Marinha dis-. se-me aqui, nuin aparte, que essa medida serie, exposta ao G-ovérno, mas que tinha o inconveniente de mandar, ouro para o estrangeiro.

Eu disse u S. Ex.a que a diferença não seria muito grande, porque os cabedais e os couros são todos importados do estrangeiro, e que o ouro para lá vai da mesma forma, como sempre tem ido. ^Mas, quando assim não fosse, qual seria melhor: deixar ir ouro para servir todas as classes ou deixar sair ouro para comprar 600 automóveis?

Evidentemente nós estamos numa situação que requere medidas eficazes e urgentes que ponham cobro a estes desvarios., e eu estou convencidíssimo de que o Parlamento votará por maioria, se não por unanimidade, urna medida atinente a debelar um tam grande mal.

Sr. Presidente, na última sessão falei também da questão da companhia de Ganda, da apreensão de milho e feijão em mau estado que estava na posse da mesma companhia, e na imprensa diária deparou-se-me uma notícia onde se manifesta evidentemente o desejo de abolir a lei.