O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

•PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

SESSO

(EXTRAORDINÁRIA)

EM l DE ABRIL DE 1920

58

Presidência do Ex.mo Sr, António Xavier Correia Barreto

Secretários os" Ex.m08 Srs.

Sumário.— As 15 horas e 10 minutos, estando presentes 32 Srs. Senadores, é aberta a sessão. Lê--8C e aprova-se a acta. Dá-se conta do expediente.

O Sr. Pereira Osório ocupa-se do pagamento do subsídio aos parlamentares, durante o interregno das sessões legislativas, sendo aprovada uma moção, que, sobre o assunto, apresentou à Câmara, na tessão anterior, o Sr. Júlio Ribeiro.

O Sr. Desidério Beça aprecia lisonjeiramente as últimas iniciativas da Academia de Lisboa, e pede ao Governo que as secunde. Responde-lhe o Sr. Presidente do Ministério (António Maria Baptista).

O Sr. Abel Hipólito entende que devem ser abonadas faltas que alguns dos Srs. Senadores deram por motivo da greve dos caminhos de ferro.

O Sr. Ricardo Pais de Almeida apresenta um requerimento pedindo documentos, e o Sr. Htitor Passos insiste pela remessa de documentos que há nove meses pediu pelo Ministério da Instrução.

O Sr. Vicente Ramos também insta pela remessa de documentos que requereu pelo Ministério da Marinha. O Sr. Ministro da Marinha promete fazer deferir imediatamente esse requerimento.

O Sr. Machado de Serpa entende que se devem restabelecer quanto antes as relações que devem existir entre todos os países inimigos e Portugal, pedindo que a ratificação do Tratado da Paz seja comunicada o mais rapidamente possivel a todas ai autoridades portuguesas.

O Sr. Vera Cruz também protesta contra o facto de não lhe terem sido.ainda enviados documentos gw3 solicitou por alguns Ministérios.

Ordem dó dia.—O Sr. Pereira Osório requere que ss dispense a urgência e dispensa do Regimento para a proposta de lei que ratifica o Tratado da P,z.

É aprovada, falando sobre a referida proposta os Srs. Celestino de Almeida, Melo Barreto, Augusto de Vasconcelos, Prazeres da Costa, Bernar-dino Machado, Ministro dos Estrangeiros (Xavier da Silva), sendo a proposta aprovada, com dispensa da leitura, da última redacção. Em seguida, encerrou-se a sessão.

Lnis Inocêncio Ramos Pereira Alfredo Augusto da Silva Pires

Srs. Senadores presentes à abei*tura da sessão:

Afonso Henriques do Prado Castro e Lemos.

Alberto Carlos da Silveira.

Alfredo Augusto da Silva Pires.

Amaro Justiniano de Azevedo Gomes.

António Alves de Oliveira.

António Augusto. Teixeira.

António de Oliveira e Castro.

António Xavier Correia Barreto.

Artur. Octávio do Rego Chagas.

Augusto Casimiro Alves Monteiro.

Augusto César de Vasconcelos Correia.

Celestino Germano Pais de Almeida.

César Justino de Lima Alves.

Desidério Augusto Ferro de Beça.

Ernesto Júlio Navarro.

Ezequiel do Soveral Rodrigues.

Francisco Manuel Dias Pereira.

Francisco Vicente Ramos. • Heitor Eugênio de Magalhães Passos.

Herculano Jorge Galhardo.

João Carlos de Melo Barreto.

João Joaquim André de Freitas.

João Namorado de Aguiar.

Joaquim Pereira Gil de Matos.

Jorge Frederico Velez Caroço.

José Dionísio Carneiro de Sousa Faro.

José Joaquim Pereira Osório.

José Nunes do Nascimento.

Júlio Augusto Ribeiro da Silva.