O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DO SENADO

88

EM 4 DE JUNHO DE 1920

Presidência do ELmo Sr. António Xavier Correia Barreto

Secretários os Ex.mos Srs.

l Luís Inocêncio Ramos Pereira í Alfredo Augusto da Silva Pires

Sumário. — .!•> lõ horas c 5 minuto-,, abre a Cessão com 29 SJ-B. Senadores presentes. É tida e aprovada a achi. Dá-sc conta do expediente. O Sr Senador Soveral liodtigu.es alvitra que sejam licenceadas praças do exército para auxiliar os ceifas no Alentejo; o Sr. Senador Desidério Beça pede que se conceda à Sociedade de Instrução Militar preparatória N." l a sua antiga sede, que era no extinto convento de Santa Alai ta; o Sr. Senador Nunes do Nascimento insiste pelo imediato pagamento duma indemnização devida pelo Estado à Casa do Cadayal, pela expropriação do Colégio dos Lóios. em Évora. Responde aos oradores antecedentes o Sr. Ministro da Guerra. O Sr. Senador Heitor Passos pede que se aumente a subvenção para ajudas de custo aos sub-inspectores primários e pregunta se há ou não há exames de segundo (jrau. O Sr. Ministro da Instrução dá as respostas convenientes e pedidas pelo orador precedente.

Ordem do dia. — Discute-se o parecer n.° 359, nobre a promoção do coronel da reserva Henrique Ribeiro de Almeida. Fala o Sr. Senador Júlio Ribeiro, sendo o projecto com o pertence anexo, aprovado. Segue-se o projecto n.° 372, concedendo o bronze para o monumento aos mortos da Grande Guerra, a erigir em Chaves. É aprovado. O Sr. Senador Dias de Andrade realiza uma interpelação ao Sr. Ministro da Guerra, sobre o castigo aplicado ao tenente Miguel Bacelar Duarte, de Santo Tirso. O Sr. Minist) o da Guerra dá, explicações.

Antes de se encerrar a sessão.— O Sr. Senador Bernardino Machado refere-se à trasla-dação dos restos mortais do Dr. Sidónio Pais e à entreí/a da& insígnias da Torre e Espada à cidade de Lisboa.

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

Afonso Henriques do Prado Castro e Lemos.

Alfredo Augusto da Silva Pires.

Alfredo Narciso Marcai Mcirtins Portugal.

António Alves de Oliveira. António Gomes de Sousa Varela. António Maria da Silva Barreto. António de Oliveira e Castro. António Xavier Correia Barreto. Armindo do Freitas Ribeiro de Faria. Artur Octávio do Rego Chagas. Bernardino Luís Machado Guimarães. Bernardo Pais de Almeida. César Justino de Lima Alves. Desidério Augusto Ferro de Beça. Ernesto Júlio Navarro. Ezequiel do Soveral Rodrigues. Heitor Eugênio de 'Magalhães Passos. Hereulano Jorge Galhardo. João Carlos de Melo Barreto. Joaquim Pereira Gil de Matos. Jorge Frederico Velez Caroço. José Duarte Dias do Andrade. José Joaquim Pereira Osório. José Mendes dos Reis. José Nunes do Nascimento. Júlio Augusto Ribeiro da Silva. Luís Inocêncio Ramos Pereira. Manuel Augusto Martins. Raimundo Enes Meira. Ricardo Pais Gomes.

Srs. Senadores que entraram durante a sessão:

Abel Hipólito.

Alberto Carlos da Silveira.

Amaro Justiniano de Azevedo Gomes.