O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

IsT. 25

EM 12 DE SETEMBRO DE 1921

Presidência do Ex.mo Sr. Afonso Henriques do Prado Castro e Lemos

José Mendes dos Reis

Secretários os Ex.mos Srs.

João Manoel Pessanha Vaz das Neves

Sumário: — Às 15 horas e 5 minutos, o Sr. Presidente manda proceder à chamada, à qual responderam 24 Srs. Senadores.

Lê-se a acta que é aprovada. Dá-se conta do expediente.

Arites da ordem do dia: — O Sr. Dias de de Andrade pregunta o que se apurou nos inquéritos a que se procedeu em Leiria, no Porto, Alju-barroca e Paço de Arcos, por ocasião de manifestações religiosas efectuadas ou projectadas nessas localidades.

O Sr. Correia Barreto requere urgência- e dispensa do Regimento para o projecto de lei n.° 38, autorizando a aquisição dum privilégio para a restauração dos cano» das armas de fogo. r> O òr. Presidente do Ministério responde ao Sr. Dias de Andrade.

O Sr. Herculano Galhardo ocupa-se dos Transportes Marítimos.

O Sr. Mendes dos Reis pede urgência e dispensa do Regimento para uma proposta de lei que autoriza o Estado da índia, a pagar a carga de navios alemães que ali foi vendida.

O Sr. Fernandes Rego manifesta-se contra as dispensas pedidas, que são concedidas.

O Sr. Cristóvão Moniz requere as necessárias dispensas para uma proposta de lei e modificando as tabelas de propinas e emolumentos do Instituto Superior Técnico.

Iguais dispensas pede o Sr. Celestino de Almeida para, a proposta de lei que eleva a Central o Liceu c''0 Setúbal.

Kbío-oi- uma proposta de lei relativa ao tribunal permanente de justiça correccional.

Ordem do dia: — Prossegue a discussão do projecto de lei reintegrando os ferroviários do Sul e Sueste, afastados por causa da última greve. Falam os Srs. Alves de Oliveira, Catanlto de Meneses, Herculano Galhardo, o Sr. Ministro do Comércio e Comunicações e o Sr. Sousa Varela.

Antes de encerrar a sessão: — O Sr. Júlio Ribeiro protesta contra o facto de não esta-

rem presos ainda os expoliadores da chamada operação dos 50 milhões de dólares e insurge-se contra a tolerância do jogo.

O Sr. Júlio Dantas comunica ter recebido um telegrama da União do Professorado Primário condenando afirmações feitas no Senado a respeito da sua classe.

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

Abílio de Lobão Soeiro. Afonso Henriques do Prado Castro e Lemos.