O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

SESSÃO IsT.° 26

EM 13 DE SETEMBRO DE 1921

Presidência do Ex.mo Sr. Afonso Henriques do Prado Castro e Lemos

José Mendes dos Reis

Secretários os Ex.mos Srs.

João Manoel Pessanha Vaz das Neves

Sumário.— Com a presença de 27 Srs. Senadores abre a sessão. Lê-se a acta, que foi aprovada, e dá-se conta do expediente.

Antes da ordem do dia.— O Sr. Silva Barreto, aludindo ao professorado primário, justifica os vários considerandos, que manda para a Mesa. Sobre o assunto fala o Sr. Júlio Dantas.

O Sr. Júlio Ribeiro refere-se ao desarmamento do navio «Almirante fieis», a que responde o Sr. Ministro da Marinha (Pais Gomes).

O Sr. Ernesto Navarro refere-se at quedas de água do Douro e chama a atenção do Governo para a tardia, abertura de atilas no Instituto Superior de Agronomia.

Responde o Sr. Ministro do Comércio (Fernan-dês Costa.

O Sr. Oliveira Santos trata do pedido de promoção de um capitão de infantaria n.° 8, respondendo o Sr. Ministro da Guerra (Freitas Soares}. Trata também da elevação a central do Liceu de Setúbal, cujo projecto baixou às comissões de instrução e finanças a requerimento do Sr. Fernandes Rego, e aprestntou um projecto de lei acerca das forças coloniais, que ficou para primeira leitura.

Por virtude das declarações apresentadas pelo Sr. Ministro das Colónias (Ferreira da Bocha), o Sr. Celestino de Almeida requereu e a Câmara aprovou que o projecto sobre rtmodelaçào do Mi-nistério das Colónias baixasse à comissão.

Trocam-se explicações entre vários Srs. Senadores acerca da interpretação sobre urgência e dispensa do Regimento e ainda a respeito da discussão de projectos antes da ordem do dia.

Entra em discussão o projecto sobre créditos especiais a favor do Ministério das Colónias, usando da palavra os Srs. Ministro das Colónias (Ferreira da Rocha), Fernandes Rego e Celestino de Almeida. Foi aprovado.

O Sr. Ministro do Comércio (Fernandes Costa) requere que sejam discutidas as propostas de lei n.°" l e 874 (empréstimos de 4:000 contos para o porto da Figueira e de 900 contos para o deViana do Castelo), usando da palavra os Srs Ministro do Comércio e Gaspar de Lemos. Foram aprovadas.

Ordem do dia.— (Continuação da discussão do projecto ferroviário). Usam da palavra o Srs. Catanho de Meneses, Herculano Galhardo^ Ministro do Comércio (Fernandes Costa), e Oliveira Santos, enviando o Sr. Mendes dos Reis um projecto de substituição, com o qual concordou o Sr. Ministro do Comércio.

Antes de se encerrar a sessão.— O Sr. Já' lio Ribeiro protesta contra o -jogo de azar.

Seguidamente o Sr. Presidente encerra a sessão.

Srs. Senadores presentes à sessão:

Abílio de Lobão Soeiro. Afonso Henriques do Prado Castro e Lemos.

António Alves de Oliveira.

António Augusto Fernandes Eêgo.

António Maria da Silva Barreto.

António Xavier Correia Barreto.

Artur Octávio do Rego Chagas.

Duarte Clodomir Patten de Sá Viana.

Ernesto Júlio Navarro.

Francisco Martins de Oliveira Santos.

Francisco Vicente Ramos.

Herculano Jorge Galhardo.

João Cabral de Castro Freire Falcão.

João Joaquim André de Freitas.

João Manuel Pessanha Vaz das Neves.

José Augusto S imas Machado.

José Duarte Dias de Andrade.

José Gomes de Figueiredo Sobrinho.

José Joaquim Fernandes de Almeida.

José Maria Pereira.

José Mendes dos Reis.