O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário dat Swtôet do Senado

manha, pondo termo à conflagração mais temerosa que a epopeia das nacionalidades regista.

Em nome, pois, do grupo parlamentar de Acção Republicana àssocio-me à proposta de V o Ex.a, porque ela'traduz um elevado propósito de civismo em homenagem à civilização humana.

O orador não reviu.

O Sr. José Sequeira: — Na ausência do leader do meu grupo, pedi a palavra para declarar que, interpretando o seu sentir, me associo à proposta de V. Ex.a

Não podia deixar de me congratular com ela, visto que representa uma homenagem à causa da liberdade.

Q orador não reviu.

O Sr. Afonso de Lemos: — Em meu nome e no deste lado da Câmara associo-me à proposta do Sr. Presidente e aproveito a ocasião para render as minhas homenagens a todos os grandes combatentes da guerra, e lavrar os meus protestos contra todos os exploradores da mesma guerra.

O orador não reviu.

O Sr. Dias de Andrade: — Em nome da minoria católica, associo-me à proposta' em discussão.

Comemoramos o armistício feito em 1918, e prestamos homenagem a vivos e mortos que nessa luta honradamente souberam cumprir o seu dever.

Já alguém disse que são os mortos quem governa o mundo.

Pois bein; aproveitemos a lição que dos mortos vem e ponhamos de parte todas as nossas divisões, para nos unirmos no sentido de vencermos as nossas dificuldades.

O orador não reviu.

O Sr. Roberto Baptista: — Pedi a palavra para me associar, em meu nome, ao voto proposto por V. Ex.a.

Não podia o Senado da República Portuguesa esquecer a luta memorável que acabou em 11 de Novembro de 1918.

Por isso, em meu nome pessoal, como Senador e como obscuro soldado da grande guerra, associo-me do íntimo do meu coração à proposta de V. Ex.a '

Peço licença, porém, para lhe fazer um pequeno aditamento.

Grande seria o esforço efectuado pelo nosso País, pequeno e pobre, durante a guerra; mas, se esse esforço pôde ser realizado e coroado de completo êxito, foi isso essencialmente devido à bravura e ao amor pátrio dos nossos soldados e dos nossos marinheiros, foi isso essencialmente devido ao ardor indomável daqueles que nos campos de batalha morriam pela causa da Pátria.

Assim, peço a V. Ex.a que submeta à apreciação do Senado um pequeno aditamento que eu vou fazer à proposta de V. Ex.% para que se consigno também uma sincera homenagem à memória dos nossos valorosos marinheiros e heróicos soldados, que nos campos da batalha se sacrificaram pela causa sagrada da Pátria.

Vozes: — Muito bem., O orador não reviu.

O Sr. Ramos da Costa: — Requeiro a V. Ex.a que a sessão se levante em homenagem ao dia de hoje, depois de votados a proposta de V. Èx.a e o aditamento do Sr. Roberto Baptista.

Submetido à votação, é aprovado o requerimento.

São aprovados', depois, por unanimidade, a proposta do Sr. Presidente e o aditamento do Sr. Roberto Baptista.

O Sr. Presidente : — A próxima sessão é amanhã, à hora regimental, com a mesma ordem do dia.

Está levantada a sessão.

Eram lô horas e 85 minutos.