O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1 DE OUTUBRO DE 1964 745

víncia - Lourenço Marques, Beira, Nacala e Moçambique - se internam perpendicularmente à costa Ainda que esta rede preste serviços vitais à economia interna da província, o seu papel mais importante tem sido o de asse guiar a ligação dos territórios limítrofes com o mar, constituindo fonte muito significativa de entrada de divisas da província.

5. A rede rodoviária abrange mais de 38 000 km, dos quais cerca de 12 000 km estão classificados como estradas nacionais. O esforço realizado para alargar e melhorar esta rede tem sido apreciável, contando-se já em muitos percursos, quer de interesse internacional, quer de interesse interno, com excelentes rodovias.
O tráfego de mercadorias no sentido norte-sul é assegurado na sua grande parte pela navegação de cabotagem.

6. A província dispõe, além disso, de uma rede de transportes aéreos regulares, ligando com eficiência os principais núcleos urbanos entre si.

4) Estrutura económica

7. A estrutura económica e social da província revela um nítido predomínio do sector primário, evidenciado pela elevada percentagem da população activa empregada na agricultura, a participação desta no produto interno e, ainda, pela composição das exportações.
Correspondentemente, é baixo o grau de industrialização, estando o sector industrial em grande parte ligado à produção de bens de consumo local. Todavia, algumas indústrias importantes (refinação de açúcar, descaroçamento de algodão, preparação de chá e óleos vegetais) trabalham fundamentalmente para os mercados externos.

8. Ao tentar relacionar a população com a mobilização dos recursos naturais tem especial interesse salientar como se procede ao aproveitamento da terra A grande parte das terras aráveis corresponde à chamada «agricultura tradicional», consequentemente uma exploração de características empíricas e rotineiras Já a exploração realizada pelo agricultor nativo com a orientação dos serviços oficiais especializados denota práticas culturais mais evoluídas - é o caso do algodão e do arroz - e dá origem à maior parte da produção nativa comercializada. Esta revela uma forte concentração, simultaneamente por produtos e por regiões.
É insuficiente a ocupação pecuária do território, embora haja numerosas zonas aptas a fixação de manadas e rebanhos. Podem apontar-se entre os principais factores desta situação, falta de água e os rudimentares métodos de criação por parte dos nativos que detêm a maior parte do armentio total.
Segundo os reconhecimentos efectuados, e de acordo com as características climáticas, altimétricas e hidrográficas do território, pode dizer-se que existe uma vasta gama de potencialidades económicas não aproveitadas, sobretudo no que se refere à produção agrícola e pecuária, extracção mineira, pesca e aproveitamento de fontes energéticas.
Acentua-se, pois, a necessidade de extensão das investigações de base a realizar (estudos geológicos, estudos do solo, possibilidades de irrigação, recursos energéticos, etc ), das quais dependerá uma programação racional da utilização dos recursos.

9. Vasto aparece igualmente o campo que se abre à actividade industrial da província. Existem diversos sectores que apresentam uma vantagem manifesta de instalação de novas unidades industriais, em relação a algumas das quais existem já projectos satisfatórios e realizáveis a curto prazo.
A localização das actividades industriais e das explorações agrícolas de plantação revela a existência de alguns pólos de actividade dominante, ao mesmo tempo que se verifica a existência de zonas noas em recursos naturais de insuficiente ou nulo aproveitamento.
Têm maior relevo na exploração agrícola os distritos da Zambézia, de Manica e Sofala e de Moçambique, tendo uma importância mínima os distritos de Tete e do Niassa. Nesta distribuição pesam as características favoráveis, dos pontos de vista climático, pedológico e de disponibilidades de mão-de-obra, de certas faixas do Norte da província apontadas como de maior densidade populacional. Além destas há outras zonas favoráveis ao povoamento do distrito do Niassa e do planalto de Angónia, no distrito de Tete, com solo muito fértil e beneficiando de um clima mesotérmico de altitude.

10. No que se refere ao sector industrial, existem dois grandes centros Lourenço Marques e Beira (compreendidos os arredores). As restantes indústrias encontram-se disseminadas pela província, com maior incidência nas áreas mais povoadas São os distritos de Tete, Niassa e Inhambane aqueles em que a população industrial assume uma parte menor relativamente à população activa. A localização de grande parte das unidades industriais corresponde à das explorações agrícolas fornecedoras das respectivas matérias-primas, como se verifica para o açúcar, chá e sisal.
A intervenção do Estado no campo económico incide nos âmbitos de acção seguintes criação de infra-estruturas da actividade económica, orientação de experiências de povoamento, sustentação de mecanismos de apoio à actividade privada e manutenção de serviços públicos e sociais. A intervenção directa ou através de sociedades de economia mista tem sido até agora limitada ao sector da energia eléctrica.
É de destacar em primeiro lugar que o sector de «transportes e comunicações» tem absorvido a parcela predominante do investimento de carácter público - cerca de uma terça parte.
Por outro lado, haverá que melhorar e alargar os mecanismos de apoio e de orientação de iniciativa privada, salientando-se especialmente os relativos a criação de zonas industriais, realização de estudos de comercialização, lançamento de programas de formação técnica, concessão de crédito às pequenas empresas agrícolas e alargamento dos serviços de extensão agrícola.

11. Importa notar que a organização do sistema de crédito e de mobilização das poupanças não está adequado às necessidades de desenvolvimento, nos aspectos de atracção da poupança voluntária e da sua canalização para os investimentos reprodutivos.
A poupança voluntária disponível para investimentos espera-se que possa aumentar, a despeito das características económicas comuns a todos os territórios em vias de desenvolvimento.

12. Há a referir seguidamente a fraqueza relativa do espírito empresarial, em face dás potencialidades económicas da província. A tendência para o investimento imobiliário (construção de casas para habitação) tem sido, aliás, uma característica dominante da orientação do investimento privado.