O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 135 720-(92)

[ver quadro na imagem]

151. Têm-se feito esforços bastante meritórios no sentido de melhorar as taxas do analfabetismo; com o gradual desaparecimento dos grupos mais idosos e o trabalho realizado no sentido de trazer ao ensino todas as crianças em idade escolar hão-de acentuar-se os progressos nas taxas em data próxima. Â organização do ensino primário parece necessitar de profunda remodelação. Não basta aprender a ler, escrever e contar - há vantagens em ministrar mais noções nas escolas rurais. O assunto já foi tratado em outros pareceres e em projecto de lei apresentado pelo relator das contas à cerca de vinte anos.

Educação física, desportos e saúde escolar

152. A despesa destu Direcçao-Geral somou 6797 contos -mais 638 contou do que em 1953 - e subdividiu-se como segue:
[ver quadro na imagem]

O Estado tem auxiliado financeiramente a construção de novos estádios e. de um modo geral, o desenvolvimento da educação física. O desporto deve à sua interferência, sobretudo no campo de realizações materiais, uniu grande ajuda, e parece que as agremiações desportivas têm procurado corresponder a essa boa vontade.
Parte da despesa com o desporto é compensado com receitas inscritas no domínio privado.

MINISTÉRIO DA ECONOMIA

153. ÀS despesas do Ministério da Economia subiram de 171 309 contos para 190 272 contos, respectivamente em 1953 e 1954. Em ambos os casos se subtraiu aos totais mencionados nus contas o que corresponde nesses anos ao Fundo de Exportação, ou seja 120 000 contos em 1903 e 35000 contos em 1904. Tendo em mente esta modificação, os números para 1954 são os que seguem:
[ver quadro na imagem]