O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 DE ABRIL DE 1956 720-(89)

[ver quadro na imagem]
139. Resumindo este longo quadro, que dá com bastante pormenor o custo de cada dependência, podemos agrupar os números:
[ver quadro na imagem]

Representando o total das despesas ordinárias, no Ministério, 501 255 contos, o ensino superior, a instrução artística e outras instituições preenchem menos de um quinto dessas despesas, o que parece não ser exagerado.
Como se nota, a verba maior pertence às Universidades, com 68 014 contos, seguida pela da instrução artística. Em outras despesas inclui-se o Instituto de Oncologia, com a importância de 11 897 contos - sensivelmente igual à de 1953.

Universidades

140. O progresso nas dotações das Universidades, no período decorrido desde 1938, arredonda-se em 42 OOÜ contos. Dividindo o custo do ensino universitário por instituições, encontram-se os números seguintes:
[ver quadro na imagem]

Dos números foi abatido o do hospital escolar, que é dotado pelo Ministério do Interior. E assim obtém-se que em relação a 1938 o aumento foi da ordem dos 42 000 contos e relativamente u 19-33 o acréscimo foi ainda de cerca de 2900 contos. As duas verbas mais importantes neste acréscimo dizem respeito às Universidades do Porto (1017 contos) e de Coimbra (1122 contos). Foi criada no Porto a Faculdade de Economia, na qual se despenderam em 1954 cerca de 450 contos.
141. As Faculdades de Ciências continuam com verbas diminutas para investigação. Ultimamente, através do Instituto de Alta Cultura, como se notou atrás, alguns laboratórios têm sido dotados com subsídios especiais. Conviria, porém, estudar este problema da investigação científica em conjunto.
Os números para as Faculdades de Ciências de Lisboa e Coimbra são os que seguem, devendo prevenir-se, porém, não serem comparáveis os de 1954 com os anteriores:
[ver quadro na imagem]