O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

14 DE ABRIL DE 1971 1788-(99)

[Ver tabela na imagem]

Houve progresso sensível nas dotações de material e encargos em comparação com os anos anteriores.
O problema das instalações, em especial dos laboratórios, é talvez a necessidade mais urgente.

Frequência

150. Nos últimos anos tem aumentado a frequência do ensino superior, mas as Faculdades de Letras são ainda hoje as mais procuradas. O fenómeno não é exclusivo de Portugal. A tendência estende-se a toda a Europa e a alguns países americanos. A seguir indica-se a frequência no ensino universitário no ano lectivo de 1967-1968:

[Ver tabela na imagem]

(a) Não inclui as ciências pedagógicas.
(b) Faculdade de Economia, Instituto de Estudos Sociais, Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras e Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina.
(c) Três Faculdades de Medicina, duas escolas e uma Faculdade de Farmácia, uma escola técnica de enfermeiras o uma escola de reabilitação.

Excluem-se do quadro os alunos das Belas-Artes, da Academia Militar e Escola Naval e as escolas de Música e de Ciências Sociais no ensino particular.
No que respeita às Faculdades, a frequência pode exprimir-se do modo seguinte:

[Ver tabela na imagem]

(a) Não inclui as ciências pedagógicas.

As Faculdades de Letras, com 8364 alunos, são as mais frequentadas. Mas é muito baixo o número de diplomados - apenas 158, muito menos do que em Direito ou nas Ciências Sociais, com muito menos alunos.
Formam-se poucos engenheiros (248) e médicos (346), embora neste último caso a situação melhorasse em 1967-1968.
O número total de diplomados é modesto. Em 33 600 alunos, frequência deste ano lectivo, formaram-se 1865.

A seguir indica-se a frequência:

[Ver tabela na imagem]

(a) Inclui os alunos do Instituto de Estudos Sociais, do Ministério das Corporações e Previdência Social, que não é universitário (847 alunos).

Letras, Direito e Ciências Sociais compreendem 52,7 por cento dos alunos. As cifras não melhoraram.

Universidade Técnica

151. A despesa nesta Universidade aumentou 4514 contos. A reitoria absorveu por encargos diversos mais 1803 contos e o Instituto Superior Técnico mais 1157 contos. Estas duas verbas perfazem 2960 contos.
A maior despesa é a de pessoal. O Instituto Superior Técnico custa 14 909 contos, sendo 12 760 contos de pessoal.
De um modo geral as dotações de material e encargos são baixas. Tem havido progresso tios últimos anos, em especial nos encargos, o que pode significar mais intenso trabalho experimental. A seguir discriminam-se as dotações.