O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8 DE ABRIL DE 1994 1837

do de que é por meter a cabeça debaixo da areia que o País desconhece aquilo que acontece diariamente.
Hoje é título de todos os jornais que o escudo está em grande dificuldade, que o Banco de Portugal gastou uma parte das suas reservas na semana passada, que as taxas de juro de curto prazo tiveram de ser elevadas brutalmente e que pode haver consequências sobre a política de taxas de juro que o próprio Governo propõe.
0 que nós queremos é que o Sr. Ministro das Finanças venha o mais depressa possível à Assembleia da República esclarecer esta questão e consideramos extremamente ofensivo, absurdo e até mesmo estúpido da parte do Sr. Deputado Rui Carp vir dizer que o PS está a fazer o jogo dos especuladores. Quem faz o jogo da especulação é quem não quer ver aquilo que é visível para todo o País: as dificuldades da política monetária e cambial que está em curso.
0 que nós queremos é saber quais são, neste momento, os parâmetros dessa política monetária e cambial e qual é a actuação que o Governo e o Banco de Portugal pensam seguir e verificar se essa posição é correcta ou incorrecta.
Portanto não admitimos - e muito menos ao Sr. Deputado Rui Carp - que nos passe atestados de ligação à especulação.

Aplausos do PS.

0 Sr. Presidente: - Para dar explicações, também no mais curto espaço de tempo possível, tem a palavra o Sr. Deputado Rui Carp.

0 Sr. Rui Carp (PSD): - Sr. Presidente, vou dizer só três frases.
A política do Governo mantém-se, é aquela que tem vindo a ser anunciada, ou seja, defender a estabilidade cambial.
Quanto ao facto de o Sr. Deputado considerar a minha posição estúpida, não me sinto ofendido. Devolvo esse insulto para a colecção de ninharias do PS - e deve ter lá já uma boa colecção... - e quero dizer que, no fundo, sobre esta matéria o PS faz lembrar aquelas aves que mexem muito as asas mas que não conseguem voar. 0 problema deles é esse: a inveja!

Vozes do PSD: - Muito bem!

0 Sr. Presidente: - Para interpelar a Mesa, tem a palavra o Sr. Deputado José Vera Jardim.

0 Sr. José Vera Jardim (PS): - Sr. Presidente, o líder do CDS-PP, Dr. Manuel Monteiro, já há bastante tempo nos habituou a exercícios de demagogia barata,...

0 Sr. Silva Marques (PSD): - 15so é verdade.

0 Orador: - ... em que pretensamente se situa fora do sistema político, como seu purificador máximo.

0 Sr. Silva Marques (PSD): - É verdade.

0 Orador: - Só que, Sr. Presidente e Srs. Deputados, a demagogia anda muitas vezes perto, na fronteira mesmo, da mentira.

0 Sr. Silva Marques (PSD): - 15so é verdade.

0 Orador: - Às vezes usa mesmo a mentira.
0 Sr. Dr. Manuel Monteiro, que até agora conhecíamos como um demagogo de baixa extracção, cai agora na mentira mais descarada, para insultar o Parlamento e todos os seus Deputados.
Efectivamente, o Sr. Dr. Manuel Monteiro, em conferência de imprensa dada esta manhã, veio dizer que os Deputados desta Casa eram sanguessugas, pois tinham aprovado uma deliberação no sentido de receberem pelos relatórios que fizessem nas comissões.
Sabe V. Ex.ª e sabem todos os Deputados desta Casa, incluindo, naturalmente, os do CDS-PP, que isto é uma rematada mentira.

Vozes do PS: - Muito bem!

0 Orador: - 0 Sr. Dr. Manuel Monteiro está desesperado, mas isso não justifica que, para além de demagogo, passe agora também a ser mentiroso.

Aplausos do PS, do PSD, do PCP e do Deputado independente Mário Tomé.

0 Sr. Presidente: - É claro que a Mesa nada tem a dizer ou a acrescentar relativamente às palavras que foram proferidas.

0 Sr. Nogueira de Brito (CDS-PP): - Sr. Presidente, concede-me o uso da palavra?

0 Sr. Presidente: - Para que efeito, Sr. Deputado?

0 Sr. Nogueira de Brito (CDS-PP): - Para fazer uma interpelação à Mesa sobre a interpelação do Sr. Deputado Ferro Rodrigues, uma vez que em relação à interpelação do Sr. Deputado José Vera Jardim pediu a palavra os meus colegas Narana Coissoró... Peço desculpa, não é no plural é no singular.

0 Sr. António Campos (PS): - Ó Narana, veja lá como é que fala!

0 Sr. Narana Coissoró (CDS-PP): - É um plural majestático!

0 Sr. Nogueira de Brito (CDS-PP): - Que neste caso, obviamente, é devido!

0 Sr. Presidente: - Tem a palavra, para esse efeito, Sr. Deputado Nogueira de Brito.

0 Sr. Nogueira de Brito (CDS-PP): - Sr. Presidente, confesso que pretendo, através da Mesa, perguntar ao Sr. Deputado Ferro Rodrigues se, em face desta curiosidade que o assaltou, e bem, sobre a política monetária e cambial que está a ser seguida neste momento, ele, como membro do gabinete sombra do Partido Socialista...

Vozes do PS: - 15so é mentira!

0 Orador: - Srs. Deputados, se for mentira, não é uma verdadeira mentira, é um simples engano.

Vozes do PS: - Nós só temos sol, não temos sombras!

0 Orador: - Realmente, ao sol ainda não estão!

Protestos do PS.

Srs. Deputados, apesar de tudo, suponho que quem está atrapalhado não é o Dr. Manuel Monteiro...