O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1320 I SÉRIE -NÚMERO 36

pulado Jaime Gama só teria paralelo no comportamento actual do PS se este tivesse feito, o que não fez, o que não faz e o que se recusará a fazer, repito, se o PS tivesse feito ao Ministro Fernando Nogueira a injúria de dizer que ele era pessoalmente responsável por aquilo que se passou na reparação dos motores indonésios.

Vozes do PS: - Muito bem!

Vozes do PSD: - Foi isso que o senhor fez. Não seja mentiroso!

O Orador: - O PS não o fez, não o fará, porque o PS entende que, para além das legítimas divergências políticas, para além do assumir de responsabilidades políticas que em cada momento cada um deve assumir, há pessoas cuja integridade moral e patriotismo têm de ser respeitados.

Vozes do PSD: - Mentiroso! Não sabe o que diz!

O Orador: - Por isso, e só por isso, entendi que faltaria ao meu dever como líder do PS se aqui não trouxesse este testemunho frontal, necessário para repor nesta Câmara uma dignidade que não podemos escamotear.

Aplausos do PS. Protestos do PSD.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, peço a maior brevidade para terminarmos, chamemos-lhe assim, este incidente.
Tem a palavra, por um minuto, o Sr. Deputado Pacheco Pereira.

O Sr. Pacheco Pereira (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: O PS está demasiadamente habituado a falar alto connosco sobre estas matérias, mas não fala. E não fala porque o Sr. Deputado António Guterres sabe muito bem que, em comícios do PS recentemente ocorridos, a expressão "traição à Pátria" foi utilizada para caracterizar o comportamento do Governo.

Aplausos do PSD, de pé.

No entanto, se os senhores, sobre esta matéria, se sentem encurralados isso é um problema vosso. Mas uma coisa posso dizer-vos: não quero que o Sr. Deputado viole aqui qualquer segredo ou reserva de Estado, o que quero, sim, é que o Sr. Deputado Jaime Gama aceite discutir as políticas do Partido Socialista no passado sobre esta matéria, as iniciativas concretas que tomou e que não coloque isso para além da crítica política que todos temos o direito a fazer.
São os senhores que, ao transformarem este problema numa matéria de discussão pública, para obter uns pontinhos políticos entre uma quarta e uma quinta-feira, suscitaram uma questão, sobre a qual não podem, falando alto, impedir-nos de discutir o passado.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Eduardo Pereira.

Protestos do PSD.

O Sr. Eduardo Pereira (PS): - Sr. Presidente, Sr. Primeiro-Ministro, Srs. Deputados: Estive no bloco central, conheço bem os dossiers preparados sobre Timor e também alguns dossiers preparados depois do bloco central.

O Sr. Silva Marques (PSD): - E antes?

O Sr. José Magalhães (PS ): - Antes era a AD

O Orador: - Por isso, penso que não devíamos travar esta discussão, que não devíamos publicamente estar a procurar saber que dossiers se prepararam, que autorizações se pediram, porque vamos ficar todos bastante mal nesta discussão.

Protestos do PSD.

O Sr. Primeiro-Ministro depois dir-vos-á. O Sr. Primeiro-Ministro sabe do que estou a falar.

Protestos do PSD.

Esta discussão não faz sentido, esta discussão foi levantada talvez pelo Governo e suscitada de forma triste e errada nesta Casa. Os senhores não podem levantar essa questão aqui! Não podem'

Protestos do PSD.

Perguntem ao Sr. Primeiro-Ministro se podem!

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, peco-lhe para concluir.

O Orador: - Sr. Presidente, estou a concluir, fazendo um apelo ao Sr. Primeiro-Ministro para que este debate não continue.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Então, cale-se!

O Orador: - Espero que o Sr. Primeiro-Ministro me compreenda!

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, quem tem de interromper o decurso deste debate é o Presidente da Assembleia da República. Caso contrário, eternizamos uma questão que não faz parte da nossa ordem de trabalhos. De modo que espero que oportunamente, se assim o entenderem, se agendem todos estes temas para que possamos fazer uma discussão sobre esta temática.

O Sr. Jaime Gama (PS)): - Sr. Presidente, peço a palavra para interpelar a Mesa.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra, Sr. Deputado.

O Sr. Jaime Gama (PS): - Sr. Presidente, gostaria de dizer a V. Ex.ª que da minha parte, e uma vez que este problema chegou ao ponto em que ele foi colocado, acho do maior interesse que se faça um debate nacional sobre esta problemática...

Vozes do PSD: - Nós também!

O Orador: - ... que esse debate analise toda a forma como esta problemática foi tratada, desde a sua génese até à actualidade, que o Governo se revele disponível para abrir toda a documentação existente, desde o início do problema até à actualidade, e que isso seja feito com absoluta seriedade e transparência.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Sr Deputado, discutiremos isso numa Conferência dos Representantes dos Grupos Parlamentares.