O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

27 DE JANEIRO DE 1995 1315

Assim sendo, tem a palavra o Sr. Deputado Silva Marques.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Jaime Gama, começo pela questão do "segundo abandono", que tanto vos surpreende e escandaliza, o que, convenhamos, se compreende porque os senhores - isso é histórico e, pelos vistos, continuará a ser assim se a ocasião o propiciar - sempre que estiveram no poder nunca de lá saíram pela vossa própria vontade: só de empurrão!...
Essa é a razão que vos leva a estar escandalizados e a nem sequer conceber a hipótese de as pessoas não quererem persistir vitaliciamente no poder. Isso é algo que vos ultrapassa!
Já ontem abordei esta questão. Creio que VV. Ex.ªs são o reverso da medalha do salazarismo, em que o regime não quis sair e a oposição foi incapaz de convencer o País a derrubá-lo. Daí o impasse das vossas concepções políticas aqui mesmo reveladas...

O Sr. Narana Coissoró (CDS-PP): - Que boa comparação!...

O Orador: - Sr. Deputado Narana Coissoró, V. Ex.ª não tem qualquer hipótese de compreender aquilo que estou a dizer, pelo que lhe peço que me deixe centrar neste debate com os socialistas...

Risos do PSD.

Aliás, a outro propósito, VV. Ex.ªs revelam bem o arcaísmo da vossa posição em matéria política. O Sr. Deputado Jaime Gama acabou de afirmar, de forma frontal, algo com que todos nós - e os senhores também, mas, pelos vistos, sem consistência e tropeçando no mais pequeno obstáculo- estamos de acordo: é preciso reduzir o império da partidocracia e haver um novo apelo à sociedade e à sua ligação com cada Deputado.
O Sr. Deputado, distraído pelo ímpeto desta concorrência com os seus rivais da oposição, acabou de fazer o elogio da mais afrontosa partidocracia! Imagine, Sr. Deputado!... Porém, espero que, nas respostas que me vai dar, presumo, peça desculpa e perdão.
Aliás, já outros aqui, hoje, pediram perdão. O Sr. Deputado Carlos Carvalhas esteve aqui meia hora a pedir perdão...

Risos do PSD.

... e o senhor decerto que vai utilizar alguns minutos nesse pedido de perdão.

O Sr. Ferro Rodrigues (PS): - Falta a portagem de Alverca!

O Orador: - Sr. Deputado Ferro Rodrigues, $ propósito das portagens, ontem questionei-vos; não gosto de repetir os temas, mas se o senhor me desafia eu ;repito.
De facto, não queria repetir as questões que coloquei aqui ontem, por respeito ao Sr. Engenheiro António Guterres, que não quis intervir neste debate, pelo que não o interpelei. Mas como o senhor me desafiou, repito as questões e o Sr. Deputado António Guterres vai certamente responder-me.
Ontem, perguntei, em primeiro lugar, no caso de o Sr. Engenheiro António Guterres vir a ser Primeiro-Ministro de Portugal em Outubro, se iremos ter a portagem de Alverca abolida até Dezembro?

Protestos do PS

Em segundo lugar, perguntei quantas portagens mais o Engenheiro Guterres eliminaria até Dezembro?

Protestos do PS.

Mas, perguntei mais: se ele, até Dezembro, criaria de oito a onze regiões administrativas no nosso País?

Protestos do PS.

E ele, que está aqui, vai ter oportunidade de responder! Protestos do PS.

Srs. Deputados, os senhores têm participado demasiado nas últimas agitações de rua e isso impede-vos de seguir atentamente o debate.
Sr. Deputado Jaime Gama, os senhores queriam ou não discutir o incidente das OGMA? É que o Sr. Deputado dirigiu uma carta ao Sr. Presidente da Assembleia da República, pedindo um debate de urgência sobre o incidente OGMA, mas o PCP chegou a correr e apresentou uma moção de censura e os senhores abandonaram o vosso debate. O que é que vos aconteceu?

O Sr. Pacheco Pereira (PSD): - Exactamente!

O Orador: - Dá-me a impressão que os comunistas fizeram ao vosso debate o mesmo que fizeram ao Congresso "Portugal que futuro?". Disseram-lhes: "apareçam cá!". E eles vieram a correr, sentaram-se na primeira fila e estragaram o Congresso!...

Aplausos e risos do PSD e do CDS-PP.

Sr. Presidente, vou terminar...

Vozes do PS: - Já!?...

O Orador: - ..., no tempo do meu partido, dentro da prática habitual e dando oportunidade aos socialistas, nomeadamente ao Sr. Deputado Jaime Gama.
O Sr. Deputado convenceu: o quadro é negro e, sobretudo, depois do anúncio da posição do Sr. Primeiro-Ministro ainda enegreceu mais!...
Assim, interrogo-o: o que é que terá contribuído para esse enegrecimento tão inopinado e tão intenso? O anúncio da posição do Sr. Primeiro-Ministro? Possivelmente. Mas então diria: a perspectiva da vitória do Engenheiro Guterres, em Outubro, não contrariaria esse fenómeno? A economia, que estava a ser prejudicada pela política do Sr. Primeiro-Ministro, sabendo-se que ele se vai embora, não teria sentido um certo alívio, sobretudo, pensando agora que está a estrada livre para esse homem que aí vem, que vos dá confiança e que é o Engenheiro Guterres!

Risos do PSD.

Então, os fenómenos seriam positivos, mas se o senhor diz que é o contrário, pergunto-lhe: de quem tem medo o País? Com certeza, do Engenheiro Guterres!... E tem razão!

Risos e Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Jaime Gama, havendo mais oradores inscritos para pedir esclarecimentos, V. Ex.ª deseja responder já ou no fim?

O Sr. Jaime Gama (PS): - Respondo já, Sr. Presidente.