O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3678 SÉRIE- NÚMERO 101

e de São Maninho de Mouros. Mas não fizeram, não cumpriram!
Prometeram, em quatro anos, executar o quartel da GNR de Viseu, de Penalva do Castelo, de Santa Comba Dão de Cinfães e de Vouzela. Mas não fizeram, não cumpriram!
Prometeram alterar a política do desporto e juventude e o que assistimos é à falta total de ideias, de propostas e de obras. Se não fosse, é bom dizê-lo, a actividade e dinamismo das câmaras municipais, em especial as lideradas por autarcas do PSD, que têm vindo a implementar...

Risos dos Deputados do PS.

Não se riam!
Dizia que, se não fosse a actividade e dinamismo das câmaras municipais, em especial as lideradas por autarcas do PSD, que têm vindo a implementar políticas concretas viradas para formação e ocupação dos tempos livres dos jovens, em clara articulação com clubes e associações, o que encontraríamos neste domínio seria um puro «deserto». E, por isso, perguntamos: o que faz hoje o Instituto do Desporto? Que políticas e programas tem no terreno? O que faz hoje o Instituto da Juventude? Que propostas mobilizadoras de juventude possuem estes institutos? Que políticas desenvolvem para que os jovens construam e desenvolvam as suas capacidades humanas, promovam e incentivem valores cívicos, solidários e de companheirismo? Para tudo isto não há respostas. Nem sequer apoiam e incentivam o trabalho realizado e reconhecidamente desenvolvido pelas autarquias. É que a falta destas políticas governamentais é um factor que potencia gravemente o aparecimento da droga, do álcool e da marginalidade. O Governo socialista esqueceu-se dos jovens, esqueceu-se do futuro!
Prometeram construir novos pavilhões desportivos no Sátão, Ferreira de Aves, Moimenta da Beira, Armamar, Tarouca, Mundão, Lageosa do Dão, Silgueiros, Oliveira de Frades e Resende, mas não fizeram. Prometeram construir piscinas, espaços de lazer e aventura por todo o distrito, mas não foram capazes. Prometeram novos investimentos no Complexo Desportivo de Lamego e continua tudo na mesma.
Prometeram também melhores condições de vida e de rendimentos para os agricultores, reduzir as listas de espera nos hospitais e centros de saúde, melhor segurança e mais tranquilidade, justiça mais rápida e mais eficaz e linhas de apoio financeiro aos empresários e o que aconteceu foi o cancelamento de programas como o SAJE e o RIN. Prometeram, sobretudo, o regresso dos serviços públicos a Viseu e, ainda recentemente, o Centro de Formalidades de Empresas. Tudo isto prometeram e não cumpriram.
Sr. Presidente, Srs. Deputados: Não podemos, no entanto, ser injustos. Temos de fazer justiça.

O Sr. Miguel Ginestal (PS): - Ah!...

O Orador: - As obras prometidas pelos socialistas, em 1995, caso chegassem ao Governo, estão todas realizadas, tal como prometeram há quatro anos. De facto, os Srs. Deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Viseu trabalharam muito e merecem agora ser recompensados. Mas não há nada como ir aos factos, porque contra estes não há argumentos.
Pois bem, em primeiro lugar, a universidade pública para Viseu, ou, melhor, a faculdade de medicina, é uma promessa cumprida. Está na Covilhã! No distrito do Engenheiro Guterres, José Sócrates, Marçal Grilo e António José Seguro.
Em segundo lugar, no próximo mês de Agosto, o Primeiro-Ministro, Engenheiro Guterres regressa à estrada e aos «governos em diálogo», conjuntamente com os Ministros e Secretários de Estado sobreviventes e com os Deputados do PS de Viseu, para concretizar e inaugurar as obras prometidas na primeira viagem do Governo em diálogo. Deslocar-se-á, em primeiro lugar, a Lamego, acompanhado da Sr.ª Ministra da Saúde para inaugurar o novo e moderno Hospital de Lamego. Mentira! Aproveitará também para visitar o novo Centro de Saúde de Lamego, aberro ao público muito recentemente. Mentira! De seguida, abrirá ao trânsito os novos troços da auto-estrada com portagem virtual entre Reconcos/Castro Daire e Castro Daire/Viseu. Mentira! Conseguirá ainda, pela insistência dos autarcas e da população, dar uma saltada a Resende para conhecer e sentir a qualidade do novo troço, recentemente concluído, entre Resende e Bigorne, no IP3, obra há muito sonhada e reivindicada por toda a população. Mentira!
Em Viseu, e em colaboração estreita com o Sr. Presidente da Câmara, visitará a nova Avenida da Europa, executada pela Câmara Municipal de Viseu. Verdade! Aquela que o Sr. Deputado José Junqueiro sonhou fazer, se bem que os viseenses não o tenham querido na Câmara. Para concretizar um anseio antigo de quantos estão ligados à justiça, irá descerrar uma lápide de abertura do novo palácio da justiça de Viseu. Mentira!
Apesar da agenda apertada, o Sr. Primeiro-Ministro não deixará de passar pela primeira vez no novo IP5, duplicado, moderno, rápido e seguro, possibilitando, tal como no passado, que esta via seja um factor de progresso e desenvolvimento e não de atraso. Mentira!
Finalmente, em Viseu será recebido entusiasticamente pela população junto aos Paços do Concelho, onde terá a possibilidade de assistir à apresentação da maquete do novo Estádio do Fontelo, devidamente remodelado e preparado para receber, no caso de Portugal ganhar, o Euro 2004, sendo possível concretizar a decisão do Governo socialista de levar uma fase para o interior ou, melhor, para Viseu. Mentira!
Claro que esta é uma viagem virtual.
Sr. Presidente, Srs. Deputados: Só o investimento correcto gera desenvolvimento e só este atrai as pessoas às regiões mais desfavorecidas. Temos também no distrito de Viseu o direito ao desenvolvimento e às oportunidades que se abrem todos os dias e, portanto, com as mesmas possibilidades de concretizar os nossos anseios, expectativas e sonhos. Tem, por isso, de haver um novo governo este está cansado, está esgotado.

O Sr. Rui Namorado (PS): - Vocês é que estão esgotados antes da campanha!

O Orador: - Tem de haver um novo governo com novas ideias, com novos projectos e novos protagonistas. Precisamos de um governo que cumpra o que promete. É, pois, tempo de mudar.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Também para tratar de assunto de interesse político relevante, tem a palavra o Sr. Deputado José Junqueiro.