O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2014 | I Série - Número 035 | 08 de Janeiro de 2004

 

Vozes do PS: - Essa é que é essa!

O Sr. Jorge Neto (PSD): - Sr. Deputado, seja sério! A explicação está no relatório do Banco de Portugal!

O Orador: - E pior, Sr. Deputado Jorge Neto: não divergimos apenas em 2002 e em 2003, vamos continuar a divergir todos os anos da presente legislatura.

O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): - E porquê?!

O Orador: - Srs. Deputados, quando chegarmos ao fim desta Legislatura, Portugal terá uma riqueza ao nível da que tinha em 1998. A vossa obra, em quatro anos, será a de nos fazer andar oito anos para trás. Este será o resultado da vossa política! Isto são factos e contra factos não há argumentos!

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Pergunta o Sr. Deputado Jorge Neto se queremos ir ao encontro do relatório do Banco de Portugal. Sr. Deputado, o que nós queremos é ir ao encontro da realidade da economia portuguesa.

O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): - Não parece!

O Orador: - E a realidade da economia portuguesa, que está, aliás, espelhada no relatório do Banco de Portugal, é muito clara: temos a maior taxa de crescimento do desemprego da Europa - mais 36% de desempregados, desde que os senhores estão no Governo; temos a quebra acentuada do poder de compra das famílias portuguesas;…

O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): - Tudo pelo vosso excesso de despesismo!

O Orador: - … temos o record das empresas em falência e do crédito mal parado, na última década e meia. Este é o resultado da vossa política! E, quer queira quer não, Sr. Deputado, as políticas avaliam-se previamente pela bondade dos objectivos e a posteriori pela efectividade dos resultados.

O Sr. Jorge Neto (PSD): - Exactamente! Nisso, estamos de acordo!

O Orador: - A parte relativa à bondade dos vossos objectivos já passou, foi na fase da campanha eleitoral e ganharam as eleições. Agora, estão na outra fase, ou seja, têm de responder pelos resultados da vossa política. E os resultados da vossa política…

O Sr. Jorge Neto (PSD): - Estão no relatório! Já se começam a ver!

O Orador: - … são estes! São estes hoje e, pior, serão estes no final da presente legislatura, se não tiverem o bom senso de mudar de política.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, esgotou-se o tempo de que dispunha.

O Orador: - Termino, dizendo-lhe o seguinte, Sr. Deputado Jorge Neto: estamos quase a chegar a meio da Legislatura, os senhores ainda estão a tempo de mudar…

O Sr. Jorge Neto (PSD): - Não, não! Não vamos mudar! Vamos seguir exactamente os conselhos do relatório do Banco de Portugal!

O Orador: - … mas Portugal e os portugueses é que já têm muito pouco tempo a perder com a vossa obstinação.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Sr.as Deputadas e Srs. Deputados, o Sr. Deputado Diogo Feio estava inscrito