O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4836 | I Série - Número 088 | 14 de Maio de 2004

 

o nosso país não aprendeu com a tragédia, este Governo continua, de modo cego, a cortar em investimentos que são essenciais para a preservação de um património que é fundamental, que é de todos nós e sem o qual manifestamente seremos mais pobres.

A Sr.ª Presidente (Leonor Beleza): - Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Vitalino Canas.

O Sr. Vitalino Canas (PS): - Sr.ª Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Para os Deputados da maioria que, porventura, já não se recordarão das declarações do Ministro da Administração Interna, porque entretanto já houve outras trapalhadas pelo meio, quero passar a ler essas declarações.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - "Nós estamos conscientes de que se ocorrer uma calamidade em que se combinem factores tão adversos como os que ocorreram no ano passado, teremos muitas dificuldades para impedir que as coisas assumam aspectos muito graves."

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Orador: - Trata-se de franqueza ou de fatalismo?

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - De franqueza!

O Orador: - Porventura, será franqueza, porque o Sr. Ministro da Administração Interna reconhecerá que o Governo procurou o fácil e não procurou resolver aquilo que deveria ter resolvido. Isto é, o Governo procurou mais os helicópteros (um ou dois!), mais alguns bombeiros, mais um ou outro carro de combate aos incêndios, mas esqueceu-se do essencial, que era ter consigo os municípios, e tem contra si os municípios; que era ter consigo os bombeiros, e tem contra si, desalentados, os bombeiros;…

O Sr. António José Seguro (PS): - Muito bem!

O Orador: - … que era ter consigo quem está no terreno, e tem contra si aqueles que estão no terreno;…

Aplausos do PS.

… que era resolver as questões essenciais, as questões de natureza estrutural, ou pelo menos procurar começar a resolvê-las, e, também aí, falhou.
Pode ser que as declarações do Sr. Ministro da Administração Interna não sejam o reconhecimento de que falhou e de que há risco e seja mero fatalismo!…
Em qualquer dos dois casos, Srs. Deputados, estamos perante declarações perigosas, que desmotivam e que criam insegurança na população.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Não haveria, seguramente, nenhum treinador que, antes de a sua equipa entrar para o terreno do jogo, dissesse aos seus jogadores: "Se os nossos adversários jogarem como jogaram no jogo passado, vamos levar uma grande tareia!".

Protestos do PSD.

Os senhores acham que este é um bom treinador? Nós achamos que não!

Aplausos do PS.

A Sr.ª Presidente (Leonor Beleza): - Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Nuno Teixeira de Melo.

O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): - Sr.ª Presidente, Srs. Membros do Governo, Sr.as e Srs.