O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0465 | I Série - Número 013 | 28 de Abril de 2005

 

O CDS-PP manterá e desenvolverá a sua disponibilidade para analisar e ponderar com o PSD e com o PS todas as grandes questões de regime e de interesse nacional, incluindo as principais reformas estruturais, o prestígio do sistema político, as relações externas, a defesa, a segurança e as questões europeias.
Continuaremos a desenvolver e a cultivar relações privilegiadas com o PSD, desenvolvendo e enraizando a nossa identidade, e estaremos abertos a estabelecer plataformas estáveis de convergência, de cooperação e de governabilidade.
O XX Congresso, pelos temas discutidos e pela forma como o foram, pelo entusiasmo e pela representatividade dos congressistas foi um bom início deste novo ciclo.
Contrariando as previsões pessimistas de que se criaria um vazio, os congressistas tiveram a oportunidade de optar entre boas - muito boas! - moções de estratégia e entre excelentes candidatos à liderança.
Ao escolher o Dr. José Ribeiro e Castro o partido confiou a sua representação a um militante da primeira hora: foi fundador da Juventude Centrista. Confiou-a a um político de grande qualidade e capacidade de trabalho, que aceitou compatibilizar as funções de Deputado ao Parlamento Europeu - onde se discutem questões fundamentais não apenas do processo europeu mas muitas outras, como, por exemplo, as relações da Europa com a África e a Ibero-América, a que ele, Dr. José Ribeiro e Castro, tem dado a sua melhor prestação - com a Direcção do Partido.
Sr. Presidente, Srs. Deputados: O CDS-PP estará, neste novo ciclo da sua vida, à altura das suas responsabilidades na defesa dos interesses dos portugueses e dos valores que ele, partido, representa.

Aplausos do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - Para pedir esclarecimentos, tem a palavra o Sr. Deputado Luís Fazenda.

O Sr. Luís Fazenda (BE): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Miguel Anacoreta Correia, queria, em primeiro lugar, dirigir os nossos cumprimentos aos novos dirigentes do CDS-PP.
Registamos a intenção de o CDS-PP apresentar candidaturas autárquicas de qualidade, o que significará, seguramente, que está a libertar-se da síndroma do Marco de Canavezes…!

Risos do BE.

E gostaria de fazer-lhe duas perguntas muito directas acerca das conclusões do vosso Congresso.
Foram conhecidas as reflexões do vosso ex-presidente, que disse que o paradigma liberal em Portugal tem muitos limites e que seria errada uma política essencialmente centrada na contenção do défice das contas públicas. Acompanha a nova Direcção do CDS-PP essa reflexão autocrítica da parte do ex-presidente?
A segunda questão também provém dessas mesmas reflexões. Terá dito o ex-presidente do CDS-PP que a ida do Dr. Durão Barroso - ex-primeiro-ministro do governo português - para Bruxelas, eventualmente, desrespeitou um contrato de confiança com os portugueses. A pergunta é reincidente: essa posição é uma autocrítica acompanhada pela actual Direcção do CDS-PP?

Aplausos do BE.

O Sr. Presidente: - Para pedir esclarecimentos, tem a palavra o Sr. Deputado Henrique Rocha de Freitas.

O Sr. Henrique Rocha de Freitas (PSD): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Miguel Anacoreta Correia, permita-me que, em nome do meu Grupo Parlamentar e do Partido Social-Democrata, enderece, após o XX Congresso do CDS-PP, as melhores felicitações aos dirigentes aí eleitos. Foi um Congresso de debate de ideias, porventura, de reivindicação de uma doutrina democrata-cristã.
Queria ainda expressar, aqui, a nossa relação privilegiada com o CDS-PP e desejar que ela possa ter momentos vitoriosos a bem de Portugal e do prestígio do sistema político português.
Os nossos reiterados parabéns.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Sr. Presidente: - Para pedir esclarecimentos, tem a palavra o Sr. Deputado Bernardino Soares.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Miguel Anacoreta Correia, queria, em primeiro lugar, cumprimentar, através do Sr. Deputado, o CDS-PP pela realização do seu Congresso e pela eleição de uma nova Direcção.
Vou ainda pôr-lhe uma questão muito concreta, que, aliás, decorre de ter ouvido na sua intervenção uma referência - que, aliás, tenho ouvido nestes últimos dias a vários dirigentes do CDS-PP - à disponibilidade do CDS-PP para a realização de reformas estruturais em conjunto com o PS e o PSD.