O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3605 | I Série - Número 076 | 13 de Janeiro de 2006

 

Estado.
São estas as preocupações que aqui gostaríamos de deixar, sendo certo que este projecto de resolução do PSD não acolhe o voto favorável de Os Verdes.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Também não esperávamos que acolhesse!

O Sr. Presidente: - Para fazer a intervenção final neste debate, tem a palavra a Sr.ª Deputada Rosário Cardoso Águas.

A Sr.ª Rosário Cardoso Águas (PSD): - Sr. Presidente e Srs. Deputados, antes de mais, agradeço ao Partido Ecologista "Os Verdes", bem como ao Bloco de Esquerda, por nos terem cedido tempo para podermos terminar esta intervenção.
Gostava de começar por dizer ao Sr. Deputado Luís Fazenda que fique esclarecido - e isto vale também para os Srs. Deputados Honório Novo e Heloísa Apolónia - que o PSD entende que o investimento público é importante, é útil, e é, ainda, muito necessário num país pleno de assimetrias e de desigualdades.

Vozes do PSD: - Muito bem!

A Oradora: - Aquilo que defendemos é que este investimento seja feito depois de um escrutínio rigoroso e de uma avaliação exigente, que meça os seus impactos e que contribua, efectivamente, dentro de uma estratégia coerente, para o desenvolvimento do País.
Somos a favor dos investimentos que sejam coerentes com a Estratégia de Lisboa, não somos a favor de investimentos avulsos que não têm em conta todos os desequilíbrios sociais, económicos e territoriais que, hoje, o País ainda vive.
E não vale a pena falarem do investimento feito no passado por governos do PSD, porque os tempos são diferentes, porque, ao tempo, o País estava carente dessas infra-estruturas, e ainda bem que foram feitas. Aliás, era importante que dissessem, nomeadamente o Partido Socialista, quais são as estradas ou auto-estradas feitas no tempo do Professor Cavaco Silva com que, hoje, não concordam. Será que os senhores não concordam com o CCB? Gostariam de voltar atrás, para que não fosse feito? É importante que digam com que investimentos é que não concordam!

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Se calhar, com a auto-estrada Lisboa-Porto!

O Sr. Hermínio Loureiro (PSD): - Convinha saber!

A Oradora: - De uma forma geral, pelas intervenções que ouvimos, percebe-se uma coisa: os Deputados da ala mais à esquerda apontam deficiências a esta iniciativa por entenderem que esta comissão especializada não vai ser isenta, que será facilmente manietada pela maioria na Assembleia e pela influência do Governo; já o Partido Socialista entende que esta comissão tem como objectivo ser uma força de bloqueio ao trabalho do Governo. Ora, isto demonstra que não põem em causa o mérito e a substância da iniciativa mas apenas a forma,…

O Sr. Luís Marques Mendes (PSD): - Entendam-se!

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): - Não, não!

O Sr. Honório Novo (PCP): - É a essência das coisas!

A Oradora: - … até porque a maior parte dos Deputados manifestou uma concordância de princípio quanto à necessidade da existência de métodos, de uma forma de criar condições para que o investimento público seja de maior qualidade. A questão é que também não apresentam alternativas, e era bom que o fizessem.

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): - A Assembleia!

A Oradora: - Em relação à intervenção do Sr. Deputado Ventura Leite, devo dizer que tenho dificuldade em apreciá-la. É que o Sr. Deputado começa por dizer que concorda com a substância da iniciativa…

O Sr. Ventura Leite (PS): - Essa foi a primeira ideia!

A Oradora: - … mas termina dizendo que esta iniciativa desprestigia o Parlamento. De facto, é difícil compreender a coerência das suas palavras.

Páginas Relacionadas
Página 3620:
3620 | I Série - Número 076 | 13 de Janeiro de 2006   Submetido à votação, fo
Pág.Página 3620