O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3734 | I Série - Número 079 | 20 de Janeiro de 2006

 

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Não temos tempo a perder, queremos um caminho em que se comece a pensar menos no Estado que temos e se comece a pensar mais na sociedade e na economia que queremos e temos obrigação de construir. Uma economia mais moderna, mais exigente e, sobretudo, geradora de mais riqueza, que possibilite uma política social mais solidária.
O Governo socialista subverte por completo o discurso do pretenso rigor. O problema é que, para além de decisões erradas, há aqui também uma questão séria de legitimidade política. A política das SCUT impõe às novas gerações que paguem, nos próximos anos, a irresponsabilidade destas más decisões.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Já todos percebemos que, mais tarde ou mais cedo, o bom senso vai imperar. Esperemos que mais cedo do que tarde, para bem de Portugal e para bem dos portugueses.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Em nome do Grupo Parlamentar do PS, tem a palavra o Sr. Deputado José Junqueiro.

O Sr. José Junqueiro (PS): - Sr. Presidente, Srs. Membros do Governo, Srs. Deputados: Há várias conclusões a tirar deste debate. A primeira é a de que há grande nervosismo em alguma oposição, sobretudo à direita, porque se concluiu hoje que, de facto, não haverá introdução de portagens.

Risos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): - Olhe que o que disse está registado!

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - É para escrever no gelo e colocar ao sol!

O Orador: - É o Programa do Governo que está a ser cumprido, como esperávamos. Diria mesmo que a garantia da nossa coerência e da nossa convicção é a citação que a Sr.ª Deputada Heloísa Apolónia há pouco fez das nossas afirmações, provando que, sobre esta matéria, falávamos no passado como falamos no presente.
Em segundo lugar, estou convencidíssimo de que é a última vez que o PSD propõe debates de urgência sobre esta matéria. Estão cá uns 10 Deputados, não mostraram grande interesse sobre o assunto e esgotaram a sua possibilidade de fazer um debate interessante e real. E o que se conclui é que já nem os Deputados do PSD têm paciência para aturar a direcção da sua bancada e a própria direcção do partido, porque, de facto, não prestaram qualquer atenção a este debate.

Protestos do PSD.

Vejo que há, de facto, um grande nervosismo!
Em terceiro lugar, o Governo trouxe soluções. E a oposição da direita, o que trouxe? O Sr. Deputado Abel Baptista veio hoje defender a introdução de portagens nas SCUT do Alto Minho, o seu círculo eleitoral de origem!

O Sr. Nuno Magalhães (CDS-PP): - Porque somos responsáveis! Não somos demagogos e não mentimos ao País!

O Orador: - O Deputado e nosso amigo Hermínio Loureiro está a defender a introdução de portagens na SCUT Costa da Prata, para que conste!

O Sr. Hermínio Loureiro (PSD): - Exactamente!

O Orador: - Os Deputados do meu distrito nem cá estão, porque se esgotam nas moções que apresentam nas assembleias municipais contra as portagens e, depois, vêm aqui exigir as portagens!
E os do Porto? Os do Porto também vêm aqui dizer que querem lá as portagens, nomeadamente na SCUT do Grande Porto! Muito bem!…

O Sr. Hermínio Loureiro (PSD): - Vou querer ouvi-lo quando o Sr. Ministro decidir criar as portagens!

Páginas Relacionadas
Página 3724:
3724 | I Série - Número 079 | 20 de Janeiro de 2006   mais recentemente, para
Pág.Página 3724