7 | I Série - Número: 022 | 7 de Dezembro de 2007
Aplausos do CDS-PP.
A Sr.ª Ministra, quando iniciou funções, considerou que as nossas escolas eram apenas suficientes. E, hoje, quase três anos depois, como as considera? A Sr.ª Ministra e a sua política têm, neste momento, sete pecados: o centralismo; a resignação perante o «eduquês»; a dissimulação; o marxismo;…
Vozes do BE: — O marxismo?!
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — … a arrogância; a desordem; o facilitismo.
Vozes do CDS-PP: — Muito bem!
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Vamos analisá-los um a um, começando pelo centralismo.
O Sr. José Paulo Carvalho (CDS-PP): — Muito bem!
O Sr. Luís Fazenda (BE): — O «pecado» do marxismo está perdoado!
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — A Sr.ª Ministra, a partir da 5 de Outubro, quer controlar todas as escolas, quer resolver todos os problemas das escolas, estejam elas em Chaves ou em Vila Real de Santo António. A Sr.ª Ministra julga ver todo o País a partir da sua janela, no gabinete da 5 de Outubro.
A Sr.ª Ministra revê-se nos 21 serviços centrais do Ministério que tratam dos programas, dos currículos, das finanças, dos recursos humanos, das edições, enfim, de tudo. Nós não nos revemos nisso!
Vozes do CDS-PP: — Muito bem!
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Graças a esse centralismo, a Sr.ª Ministra transformou-se numa mera gestora da massa falida, com péssimos resultados.
Aplausos do CDS-PP.
Será que ainda não repararam que, com sistemas com mais autonomia, têm melhores resultados, como ainda agora se viu através dos «testes» PISA?! O vosso segundo pecado é o da resignação perante o «eduquês». O «eduquês» é a ideologia romântica do ensino de que, hoje, a Sr.ª Ministra está refém. A teoria do prazer nas salas de aula, do facilitismo e da escola inclusiva, que é cada vez mais disjuntiva, deu nos resultados que já hoje se podem ver.
Hoje, infelizmente, criou-se a ideia de que é indiferente faltar, trabalhar estudar e até passar.
Aplausos do CDS-PP.
Infelizmente, o maior monumento deste «eduquês» é da sua lavra, Sr.ª Ministra, chama-se Estatuto do Aluno e esperamos que não chegue a ter grande vida.
Vozes do CDS-PP: — Muito bem!
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Hoje, é também evidente a sua incapacidade de passar da gestão dos edifícios das escolas para as salas de aula, onde tudo se decide. A sua política em relação às aprendizagens tem sido claramente insuficiente. É hora de alguém dizer basta e, por isso, aqui está o CDS!
Vozes do CDS-PP: — Muito bem!
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — O terceiro dos seus pecados é o da dissimulação.
Sr.ª Ministra, nós já percebemos que se dá mal com as estatísticas, não gosta muito de trabalhar com critérios de quantificação do esforço. Não gosta dos exames, porque dão os níveis reais de conhecimento; não